24 fevereiro 2010

A causa do sumiço

Talvez até tenham pensado que eu estivesse curtindo umas férias, mas não!
É verdade que não estou em casa, estou na casa do meu irmão e de minha cunhada cuidando de uma fofinha que hj faz 11 meses de vida. Por conta da viagem dos pais dela a titia aqui, foi acionada.
Com ela não sobra muito tempo. É brincadeira e baguncinha delicia em tempo integral. Folga, só qdo ela dorme! E as vezes acontece no meio da diversão! Essa moleca dormiu na direção! Que perigo. :D
Mas ainda assim, costurei 4 babeiros e recebi uma encomenda de outros 9. Ou seja, vcs vão ter que aguentar fotos de bibs por mais uma temporada! Até o final de semana volto a ativa no Atelier. Bom dia pra vocês.

16 fevereiro 2010

Pão + Cuca *Ü*

Hoje saem as costuras e entra comidinha aqui no blog. Como estava devendo receita de pão e de cuca, eis as duas aqui. A do pão é uma receita que meu pai retirou de uma revista Claudia Cozinha antigona e adaptou ao gosto dele, super aprovado na familia.
A Cuca, que em alguns lugares é conhecida como uma bruxinha dos contos infantis, aqui no RS nada mais é que um pão doce com farofa em cima. Na minha opinião delicioso! Na minha cidade Natal, fazem uma festa municipal, a Kuchenfest, onde o carro chefe são as cucas, dos mais diversos sabores. Inclusive com recheio de linguiça, típico dos alemães que misturam doce e salgado. A mim não agrada, gosto mesmo da tradicional.
Seguem fotos e receitas.
PÃO CASEIRO
900gr de farinha de trigo
1 ovo
1/2 pacote de manteiga sem sal (100gr)
1 colher chá rasa de sal
2 colheres sopa de açucar
1 copo americano de leite
2/3 copo americano de água.
1 1/2 pacote de fermento biologico (usei o SAF-INSTANT)
óleo pra untar as formas.
Rendimento 2 pães.
PREPARO:
Numa vasilha: farinha trigo+açúcar+sal+fermento
Numa caneca p/ ir ao fogo: leite+água+manteiga. Levar ao fogo até ficar morno, a manteiga não deve derreter completamente.
Misturar o ovo+ os ingredientes da ceneca, aos ingredientes seco da vasilha com uma colher de pau. Qdo não for mais possivel mexer com a colher, vire a massa sobre uma superficie lisa e amasse com as mãos até obter uma massa homogenea mas de textura macia. Em alguns casos pode ser necessário acrescentar um pouco de água pra incorporar toda a farinha. Em outros por estar muito mole, pode ser preciso acrescentar um pouco de farinha de trigo.
Divida em duas partes e faça duas bola com a massa e a coloque-as novamente na vasilha levemente enfarinhada.
>>>Deixe descansar por pelo menos 1 hora em local seco e escuro coberto com um pano de pratos limpo. (Pode ser dentro do forno DESLIGADO). Em dias quentes o crescimento pode levar um pouco menos de tempo, dias frios mais tempo, a massa deverá dobrar de tamanho.
Após o tempo de crescimento, unte duas formas com óleo de cozinha (soja, canola, milho), retire o excesso com papel absorvente.
Acomode cada uma das bolas de massa em uma forma.
NESTE processo vc não deve amassar novamente a massa, apenas acomode a massa pela forma.
Deixe crescer novamente, cerca de 1 hora dentro do forno desligado e coberto com um pano de prato.
Depois de 1 hora, não mexa nas formas, só retire o pano que as cobre e acenda o fogão. Fogo baixo por 15 minutos, só então aumente pra temperatura média.
O tempo de cozimento é certa de 45 minutos (+-) varia conforme o forno. O pão deverá estar dourado! Não é necessário passar gema ou café, ele ficará dourado pela manteiga na massa.
Retire do forno, aguarde 15 minutos, desenforme e cante: "Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão, que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho, tão gostosinho, gostosinho, gostosinho, quero mais um, mais um!!!"
---------------------------------------------------------------
CUCA:

INGREDIENTES:

500gr farinha de trigo

1 xicara de açucar

1 ovo

1/3 pacote de manteiga (75gr)

1 1/2 pacote de fermento biologico (usei marca saf-instant). Cuide a validade do produto.

1/2 copo americano de leite

1/2 copo americano de água

Para FAROFA: 1/2 xicara de açucar 1/3 xicara de farinha de trigo e 1 até 2 colh de manteiga + noz moscada ralada a gosto (ou canela moida)

Modo de fazer:

Numa vasilha acrescentar farinha+açucar+sal+ fermento

Numa caneca pra levar ao fogo> manteiga+leite+água. Deixar amornar, a manteiga não derrete por completo.

Acrescentar liquidos da caneca + ovo na vasilha dos ongredientes secos.

Misturar o máximo possivel com uma colher de pau.

Untar uma forma redonda com aro removivel com oleo de cozinha, retirar o excesso com um papel absorvente.

Despejar a mistura em uma superficie lisa e amasar com as mãos até ficar homogenea, e macia. Fazer uma bola e despejá-la direto na forma já untada. Cobrir com pano de pratos limpo e deixar descansar por cerca de 1:30 minutos em local seco e escuro (pode ser o forno desligado).

>Leva mais tempo pra crescer que o pão pq a massa é mais doce.

FAROFA: Misture os três ingredientes, inicialmente com um garfo, depois com as mãos, deve formar grumos, bolinhas maiores e menores.

Após o tempo de crescimento, jogue esta farofa sobre a massa. Coloque no forno. Acenda em temperatura baixa. Deixa assim por 15 minutos, só então passe a temperatura média, deixe assar por mais meia hora, no total cerca de 45 min, podendo variar conforme o forno.

A cuca deverá estar dourada pra desligar o forno.

Aguarde cerca de 15 minutos e retire o aro lateral da forma.

Bom apetite.

-----------------------------------------------------------------------------

>A temperatura do forno bem baixa, no inicio do cozimento, facilita o crescimento final da massa.

>Como foi dito, o tempo p/ assar varia conforme o forno.

>A quantidade de farinha pode variar pra um pouco mais, caso a massa esteja muito grudenta / Se estiver muito seca acrescente um pouco de liquido.

> As duas receitas foram testadas nessa exata quantidade e funcionaram... Se não funcionar aí, a culpa é da cozinheira! rsrsrs

> O fermento que eu utilizei é o fermento biologico pra pão, da marca SAF-INSTANT, vem num pacotinho e é em pó. CUIDE A DATA DA VALIDADE!!!

> A massa da cuca leva a mesma quantidade de fermento que a do pão, apesar de ter menos farinha, por ser massa doce, precisa mais fermento.

13 fevereiro 2010

É carnaval...

Já teve anos em que brinquei muito, já participei de blocos em clube, já pulei carnaval de rua e até já desfilei em escola de samba. Vá lá, não era nenhma big escola, era escola de praia, mas com alas, fantasias, jurados, e avenida... Lindo! Lá no Centro Histórico de Laguna/SC.
Hoje não mais, não tenho disposição pros congestionamentos na ida e na volta, muito menos pra BR101 em permanente duplicação, não sei por qtos anos mais. O litoral gaucho, sem esnobar, pq passei uma infancia muito feliz nele, hoje já não me apetece. Vento nordestão, combinado com mar chocolatão, passo a vez.
Então carnaval será em casa. Curtindo uma piscina, DVD, estudando um pouco e o melhor do feriado, produzindo no Atelier Caseiro. Ontem comecei mais um bordadinho em ponto cruz. Aguardem, logo mostro. Aproveitando o momento craft, vcs viram que na revista Vida Simples, do mês passado, a que tem um abacaxi na capa, tem um reportagem do mundo craft, achei bem interessante.
E pra vocês, qual é a boa do feriado?

07 fevereiro 2010

Bib´s

O título do post é sugestivo, lembra uma guloseima a venda no Brasil, bolinhas com recheio de passas, amendoim, crocante, etc... mas não vim falar de comida engor"diet" não! Até pq não tô podendo!!!
Vou falar de costurinhas, do que eu gosto de fazer no Atelier Caseiro.
Hoje conto de um acessorio muito utilizado por bebês. Quem acompanha meu flickr www.flickr.com/photos/atelier_caseiro sabe que fiz muitos babeiros pro nascimento da minha sobrinha no ano passado. No inicio, achei dificil costurá-los. O viés era meu calcanhar de Aquiles, coisinha mais dificil de ser costurada. Ficava torto, fazer a curva era algo caótico, eu me irritava, por vezes até joguei os paninhos longe... Mas como tudo na vida, a gente aprende com os erros e com o tempo descobri que adoro fazê-los. O viés já não me perturba e a mistura de cores me deixa feliz.
Babeiros podem ser divertidos, coloridos e sempre encantam os olhos (pelo menos os meus). Fiz alguns bordados, outros só coloridos, de amarrar, com botão. De tecido de algodão, atoalhado e até com plástico... Eles são super versáteis, e bem usados durante o primeiro ano de vida.
Laura, a sobrinha, que em março fará 1 ano, ainda os utiliza na hora da papinhas, mas sei que logo ela deixará essa etapa pra trás...
Vez ou outra ainda aparecerá algum pra eu costurar, ou pra presentear algum bebê querido ou porque alguém me encomendou. Ainda bem! *Ü*