31 outubro 2012

Era uma vez...

...Uma casa encantada no Sul do Brasil. A casinha cheia de cores, tecidos, perfume e fofuras ficou fechada por uns dias, foi período de férias.
Hoje, no Dia das Bruxas, não têm travessuras, nem bruxinhas, nossas portas estão abertas, mensagens do bem estão sendo enviadas e uma fadinha produz gostosuras.
Bordados vão nascendo, tecidos estão estendidos no varal, orçamentos foram enviados, caixinhas estão sendo etiquetadas...
Nesta real fantasia, o trabalho é retomado com ânimo. A folga expirou, Papai Noel vêm dando boas vindas, os bazares logo irão começar. 
Não dá para vacilar, hora de trabalhar! =)

30 outubro 2012

Fim das férias e fiapos de linha!

Os dias de folga em Recife-PE/Brasil foram revigorantes. Abaixo uma vista aérea, já fim da viagem, no vôo de retorno para casa.
Conhecer um novo lugar, bem acompanhada é a certeza de boas férias. Recife têm muitos encantos e entre eles a mistura do novo com o antigo. Têm também, uma cidade vizinha chamada Olinda, que é mesmo linda!
O povo lá é alegre e acolhedor e a paisagem litorânea, sem dúvida, é um espetáculo natural que vale registro fotográfico. 
O artesanato local é muito rico, colorido e valorizado. As rendas renascença são tradicionais, trabalho belo e minucioso, de riqueza sem fim! 
Até tempo de uns pontinhos bordados e alguma costurinha, para não perder o hábito, foi possível por lá.  Tecidos e outros materiais vieram na mala, porque mesmo nas férias pensamos nos negócios. 
A gastronomia pernambucana é excelente, ainda mais quando se está em companhia de chef Cibele. Na foto um crepe doce.
Aos amigos, deixo todos os agradecimentos, vocês foram perfeitos e incansáveis cicerones, fiquem com a certeza de que o tempo aí foi curto, mas foi suficiente para deixar vontade de retornar em breve.
E, agora voltamos a realidade. No Sul, temos um dia nublado, bem quente, o ar condicionado está ligado, é hora de por tudo em ordem porque amanhã a casinha reabre, cheia de novas idéias, cheia de encomendas, cheia de gás para produzir fofuras e encantar a todos. 
Um lote de tecidos gringos chegou na véspera da partida, durante a viagem chegaram novas etiquetas.
E agora, acabaram de entregar os tecidos fofolétis da foto acima, vindos de São Paulo, onde a  Flávia, da Pata Madrinha é a nossa fada madrinha e foi completar nossa lista de compras. Têm até o branquinho que será alvo de novos tingimentos!
Regue suas amizades!

27 outubro 2012

Férias - Olinda/Recife-PE

Lindas paisagens, linda natureza. Linda Olinda-PE.
Para quem curte a mistura do novo com antigo, da tradição com o moderno, do céu e do mar, Olinda é o lugar. Grudadinha em Recife a cidade é tombada como Patrimônio da Humanidade e merece o título.
Para qualquer lado que se olhe, o suspiro é garantido e é preciso fôlego para registrar tantas belezas.
Farol, igrejas, palmeiras, mar, rio... Do alto de Olinda, do alto do elevador panorâmico, de qualquer lugar, a beleza do local é mesmo singular. Ficarei com uma excelente recordação! 
Se Olinda foi o passeio da manhã de sexta-feira, a tarde teve tecidinhos e depois bons momentos no Instituto Ricardo Brennand.  O local reúne coleções de pintura, brasileira e estrangeira, armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura, cera e mobiliário... Vale o passeio, vale a tapioca de lanche. Aliás, esta é imperdível!
 
A noite foi na Forneria Dom Ferreira com queridos, carpaccio e um vinho delicinha!
Hoje o dia não começou cedo, é sábado de férias. Mas, já teve Boa Viagem, casquinha de caranguejo e um almoço para lá de sacrificado com uma legítima Paella de frutos do mar no 'Studart Restaurante'!
;) Agora hora de 'jiboiar' e depois passear de novo.

26 outubro 2012

Recife... o inicio!


Dormir bem - acordar sem despertador - café fresco - pão quentinho - regar amizades - abraço apertado - presentes - diversão - cultura - história - risadas - entrevista para televisão - passeio de catamarã - céu azul - sol - suco de cajá - natureza - brisa do rio - bolo de rolo - banho que refresca - pôr do sol - mar - coqueiros - rendas - artesanato - bate-papo... Tudo isso e mais no segundo dia em Recife! Agora, despertando para o terceiro dia, sol, calor, roteiro delicinha! Bóra?!

23 outubro 2012

=D Férias!

FÉ AS
Oficialmente aberta a temporada de férias. Hora de afivelar malas e partir!
Vamos voar um pouco, relaxar muito e aproveitar para respirar outros ares, ver coisas novas, buscar idéias ou mesmo não pensar em nada com uma taça de espumante nas mãos e queridos por perto! Opção válida também para água de côco. *Ü*
Não desconectaremos por completo, mas posts e respostas serão em ritmo de freio de mão puxado e sem pressa, combinado? 
Retornaremos dia 31/outubro, com a energia renovada, o sorriso no rosto e ânimo para atender as encomendas, os bazares, as frescurinhas urgentes, os pedidos já agendados. 
E, para fechar o Atelier, recebemos o primeiro lote de tecidos gringos, previstos para novembro, eles anteciparam a viagem e chegaram mais cedo. Ficarão stand by a espera do nosso retorno. Até já!

21 outubro 2012

Viver e ponto final!

'Viver um dia de sol, outro de chuva!
Viver uma preguiça ou um dia cheio de trabalho...
Viver e sorrir, cantar para ser feliz!
Viver, tão simples ou tão complexo...
Viver cada instante, é fascinante!'
Com a vontade de fazer mais e melhor, fechamos outro Domingo com trabalho no Banana Craft. Vale a pena conferir os trabalhos selecionados pela Daniele, sempre criativos, coloridos e divertidos.
Amanhã teremos a companhia da mascote Fofoléti, teremos presentes para embrulhar, caixinhas para postar, mala para arrumar... 
Semana com trabalho, com queridos, com viagem e diversão, porque somos as nossas escolhas! =)

20 outubro 2012

Contenha a curiosidade & save the date!

O Save the Date é um aviso enviado aos convidados de um evento para que 'reservem' a data na agenda e aguardem o recebimento do convite formal, com indicações do local da festa, horário e razão do encontro.
Atualmente, além de reservar a data, este aviso criativo e divertido, estimula a curiosidade e mobiliza as pessoas para o evento futuro! *Ü*


19 outubro 2012

Sexta chegou!

A semana passou rápido e a sexta chegou animada! Tivemos de tudo aqui: calor, noites fresquinhas, e para o final de semana, temos chuva prevista.
Cortamos manta e tecidos a perder de vista. 
Compramos mais um lote de tecidos gringos. =)
Costuramos muitas peças de Natal e as cores vermelho, verde, bege, dourado...têm enchido nossos olhinhos de ternura e bons sentimentos.
Tomamos altas doses de café preto e numa das noites tacinhas de espumante, que não comprometeram em nada a qualidade dos pontinhos invisíveis!
Malhamos a camada adiposa regularmente na academia e rolou até manhã de 'frescurinha' com todos os serviços do salão, do fio do cabelo as unhas dos pés!
A semana também teve ataque centopéia aos calçados mais frescos e adequados a primavera-verão!
Tivemos dias com Lauréti Fofoléti, nossa macote amada e atendendo ao pedido dela para costurar na "mánica" fizemos uma pulseira super poderosa de retalhos.
A notícia mais esperada dos útimos anos chegou ontem, nos enchendo de alegria e de orgulho. *Ü*
Encomendamos mais milheiros de etiquetas do Atelier Caseiro e se pensarmos no uso delas, já saíram daqui muitas e muitas peças com a nossa casinha. 
Embalamos caixas e despachamos nos Correios e na Jadlog.
Aceleramos pedidos para entregar (quase)tudo antes do pit stop. Sem alarde, pouquinhos dias, só para carregarmos as baterias e encararmos o corre-corre de fim de ano.
Definimos algumas participações em eventos natalinos e não tem mais como evitar este tipo de planejamento com novembro batendo na porta.
Recebemos pedido de uma crafter da qual somos fãs e nestas ocasiões algumas pessoas ficam assustadas quando o pedido vêm de outra artesã, aqui rolou um orgulho danado.
Vai sair bolinho de maçã do forno. Servidos?! Tenham um ótimo final de semana!

15 outubro 2012

Dia dos Professores

Final de semana com trabalho na produção de Natal e sem MiMiMi.  Começou a semana e, hoje o dia é para homenagear nossos Mestres.
Todos aqueles que tiveram paciência e disposição para nos ensinar ao longo dos anos. Letras, números, conjunções, progressões. Tantos conteúdos somados e costurados um ao outro, um verdadeiro caleidoscópio de  conteúdos arrematados com testes e notas nos boletins...
Verdade que nem tudo foi bem aprendido, e isso não é culpa deles, verdade que algumas coisas até já foram esquecidas, mas nem por isso apaga-se a lembrança dos Professores, sempre dispostos e cheios de paciência. Lembranças e gratidão que permanecerão para sempre! 


13 outubro 2012

Basta de 'MIMIMI'

É nos bastidores que tudo se revela. Hoje as fotos não são bonitas, o assunto é sério e para ser pensado.
Recebemos sempre comentários que elogiam os trabalhos, as fotos e parece que tudo por aqui surge perfeito num passe de mágica. 
A combinação das cores dá certo, a medida do tecido é exata, o material está sempre disponível e o mundo gira redondinho, certo? 
Em parte sim, o mundo gira redondinho, mas o dia a dia de um Atelier as vezes é bem tortuoso. Engana-se quem pensa que trabalhos artesanais bonitos são feitos a base de pó mágico de Pirlimpimpim. Todas as peças em algum momento foram idéias, planos ou projetos, na mente ou rabiscados em um papel. Transformar tudo em peça costurada, passada e pronta, nem sempre é fácil como tínhamos em mente.

A foto acima mostra isso. Cortamos tiras longas de tecido, costuramos do avesso, desviramos, passamos a ferro, cortamos em tiras menores, costuramos como alças nas peças, desviramos, passamos de novo e achamos que estava bom. Depois desmanchamos tudo! 
Loucura!? Não. 
Então, por quê? Porque não ficou como imaginamos, porque podíamos fazer melhor e mais bonito. Mas não estava pronto? Sim estava. 
E está novamente, depois de passarmos toda a tarde trabalhando em cima das mesmas peças da manhã. Agora o trabalho está pronto, está bonito, está fofo, 'redondinho' para a foto que vocês irão ver em breve aqui pelo blog. 
E isso não se chama mágica. Chama-se trabalho. 
Artesanato dá trabalho! Artesanato é único, é manual, é exclusivo, são peças limitadas, feitas com dedicação e empenho.
É isto que torna o artesanato bonito!
Então agora tudo está perfeito? Não. 
Porque as idéias mudam, os aprendizados surgem, os materiais se transformam. 
Então não fica pronto nunca? Sim, fica pronto e fica bonito. 
Mas queremos lembrá-los, que até chegarmos na fase do trabalho pronto, o alfinete quebra e espeta a mão. A costura pega na pontinha da etiqueta e ela precisa ser refeita. Faltam 10cm na metragem do tecido, a cor rosa não será suficiente, a tonalidade azul bebê acabou, e o verde pastel está sobrando... o tecido de letrinha não tem mais nem na loja americana. A miçanga dourada não é suficiente, e a vermelha tem o furo pequeno demais por onde o cordão acetinado não passa...
Por maior que seja o cuidado com estoque e materiais disponíveis esta é uma rotina  diária dentro de um Atelier cheio de atividade. Portanto, lembre-se disso quando estiver diante de um trabalho artesanal. 
Critique se não estiver bonito, se o acabamento deixar a desejar, mas elogie, elogie muito quando ele estiver 'bonitinho'. Você não precisa comprar, mas o elogio é gratuito e faz bem, para quem dá e para quem trabalhou duro.
Não tenha medo de opinar, de sugerir alterações, dê 'pitaco' a vontade! E, se optar por comprar, reconheça a exclusividade da peça, os pontinhos feitos a mão, o tempo dedicado ao bordado. O acabamento do viés, da miçanga, a costura retinha, o trabalho bem passado, o pesponto, o conjunto, até a foto que você viu pelos bastidores e tenha a certeza de que não foi mágica. 
Foi trabalho, feito com responsabilidade e muito amor, mas só amor não paga contas. Portanto sem 'mimimi', trabalho é trabalho, cada um com o seu e todos devem ser valorizados e bem remunerados. Artesanato têm preço e um 'valor' embutido nele.
E não, nós não exploramos ninguém, buscamos sempre o preço justo e somos abertos as negociações e ao 'descontinho' camarada, mas caridade nós fazemos sem anunciar. =D

12 outubro 2012

Dia das Crianças

É comemorado hoje e, temos feriado nacional em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 
Aqui, tarde com bolo de maçã e canela perfumando o ar... Na rua sol tímido, temperatura amena e bastante vento. No Atelier vários metros de tecidos foram cortados e vão surgindo as primeiras peças de Natal... 
Como isso, declaramos aberta a temporada Ho Ho Ho no Atelier Caseiro! 
E vamos a passos largos, o calendário corre, os dias de folga serão poucos e passarão bem depressa. Assim, peças adiantadas significam horas otimizadas!

10 outubro 2012

Preguiça canina x Trabalho humano!

Enquanto o Nêni, um dos nossos mascotes peludos aproveita o barulho da chuva e a barriguinha cheia do almoço para dormir, nós vamos a tarde nas costuras produzindo 'lindezas' para vocês...
Domingo passado, a foto acima saiu no Banana Craft, um reconhecimento que nos alegra muito.

09 outubro 2012

Bordando, costurando, embalando...


A semana começou com tempo abafado na rua e muitas costuras aqui no Atelier. Várias encomendas foram despachadas entre ontem e hoje nos Correios e transportadora. E várias peças estão sendo produzidas, tendo em vista os bazares do final do ano.
Os panôs foram fotografados no Domingo, são bordados a mão e sempre alegram a parede, fazendo as vezes de um quadrinho.

Professores, que receberão estojos rolinhos do Atelier Caseiro em homenagem a data da sua profissão, terão pacotinhos assim fofos em suas mãos! *Ü*

07 outubro 2012

Eleições, bordados e costuras!

É Domingo e faz calor por aqui, chegou a Primavera mostrando toda a sua força.
Hoje tem eleições municipais no Brasil e o dever cívico do voto, foi exercido ainda no turno da manhã. O almoço foi curtido em família com um belo churrasco, e de sobremesa, aproveitamos a luminosidade natural para fotografarmos alguns dos nossos trabalhos. 
Normalmente vamos acumulando frases bordadas até decidirmos usá-las em algumas peças. Ontem foi o dia, abrimos a gaveta e as transformamos em lindos panôs. 
Abaixo, foto mais detalhada da frase e da escolha dos tecidos.
 

O mais divertido de usar as frases bordadas, é ter a desculpa para bordá-las novamente... Agulha, linha e bastidor, nós amamos vocês! 

05 outubro 2012

Feira Artesanal - Porto Alegre / RS

A feira começou na quarta-feira e segue até o próximo sábado, no Barra Shopping. Ontem fomos prestigiar o evento. Saímos de Taquara num grupo animado, e interessado em ver novidades. Aqui, registro os agradecimentos a Roberta, Vera e Cissa que cuidaram de toda organização, meninas Criativas, vocês foram ótimas.
Quem acompanhou o Facebook (Atelier Caseiro), está curioso para ver a tesoura. É esta da primeira foto. E, quem nos acompanha pelas feiras sabe que tesouras são apaixonantes e nem sempre resistimos a elas. =)
Uma idéia da movimentação por lá. 99,9% do público, é composto por mulheres ávidas por novidades e produtos artesanais fofos!


Alguns dos tecidos que adquirimos. 
Para quem pretende visitar a Artesanal, e tem interesse em tecidos importados, a oferta de estampas é enorme e como sempre, linda!
Clarice Carrasco, Didy Matos, Eu, Cáren Alexandra
De quebra, o mais divertido das feiras, sempre é estar em boa companhia e rever as amigas! *Ü*
Para ficar ainda melhor, quando retornamos para casinha, sobre a mesa três revistas alemãs de  patchwork/artes, vindas direto de Berlim pelas mãos do meu irmão, que mesmo depois de correr os 42km da maratona, foi correr atrás de revistas que poderiam interessar ao Atelier! 

02 outubro 2012

Outubro Rosa

Ano passado já falamos da Campanha Outubro Rosa, e dada a relevância do assunto, tornamos a falar.
Outubro começou e com ele, nosso papo mulherzinha. Hora de marcar a consulta no ginecologista e fazer os exames preventivos. Não vamos deixar a campanha de prevenção aos tipos de câncer feminino cair no esquecimento. 
Por que falar disso aqui? Porque a maioria dos leitores do blog, são mulheres e achamos que é nosso dever, lembrá-las que o câncer não anuncia quem será a vítima, mas você pode correr na frente e ser mais rápida do que ele. A maioria dos casos, se diagnosticado em estágio inicial tem cura!
Se você é um leitor, não se acanhe, lembre as mulheres que estão a sua volta, para este cuidado. *Ü* 

01 outubro 2012

Mídia e mais...

Nós amamos os estojos rolinhos, e não somos só nós!
De novo, estamos no Banana Craft *Ü*
Lembramos que o blog da Daniele Signorelli é de indicações artesanais, decoração e afins. São coisas que ela curte, recomenda, indica, gosta. As fotos escolhidas, não são serviço de publicidade paga, esclarecido?!
.......
Outubro chegou, com ele a chuva. Mesmo com previsão aguada, nesta semana tem Artesanal em Porto Alegre-RS. A feira, versão enxuta da Mega Artesanal paulista, ocorrerá pela primeira vez no estado. Paralelo, o Encontro Gaúcho de Bonecos. Será no Barra Shopping, zona sul da capital a partir de quarta-feira.
..........
Várias pessoas garantindo rolinho para o Dia dos Professores, é bonito de ver! =)
.........
De 23 a 30/outubro estaremos off. 
Uns dias de férias, para fugir da correria desta época e carregar as baterias para o agito do final de ano. 
Adiantem seus pedidos no e-mail: ateliercaseiro@gmail.com