31 janeiro 2013

Mídia

É sempre uma satisfação ter o reconhecimento de um blog que é referência no mundo artesanal como o Banana  Craft
Sem dúvida, dá ânimo para seguir fazendo mais e melhor! 
A clutch da foto, atravessa o oceano a caminho de Portugal. =D

30 janeiro 2013

O conforto da costura

Boa tarde, janeiro chegando ao fim e hoje têm papo ruim e também boa conversa.
Primeiro, o amargo da vida, não dá pra escrever um post sem comentar a tragédia que assolou meu estado no Domingo passado: o incêndio da casa noturna em Santa Maria, com saldo de 235 jovens mortos. 
Era para ser um Domingo alegre e ensolarado de verão, mas o mundo, perplexo, assistiu cenas de uma batalha inglória contra o fogo.  Foi um Domingo muito, muito triste. 
Publicamente, desejamos que os fatos sejam apurados sem sensacionalismo e que a justiça seja feita. Desejamos também, que estas famílias consigam encontrar conforto e respeito, neste período de luto. Não será nada fácil.
As dores vêm, temos provações, as tristezas nem sempre são anunciadas, mas a vida precisa seguir, e assim foi por aqui.
Costurar, foi um conforto.
Peças novas vêm chegando para pronta entrega e logo estarão disponíveis. Por enquanto vamos de 'pitadinhas' e dicas de costura.
#1 O pesponto no acabamento, até pode ser dispensado, dependendo do tamanho e tipo de peça, mas nas grandes ele é indispensável!













#2 NUNCA deixe o tecido dobrado sob a parte que estás cortando. 
Você corre o risco de dar uma 'beliscada' e ficar com um buraco no meio do tecido restante. Acredite, em algum momento isto irá acontecer. 

25 janeiro 2013

Gramado/RS

A cidade que sempre encanta. Seja inverno ou verão ela cativa quem a conhece bem ou quem é turista. Estamos distantes só 40km, mas nem isso a faz passar despercebida. Hoje foi um compromisso que nos levou para lá, mas aproveitamos para tirar uma 'casquinha' da cidade. 
Sol, 19ºC e um ventinho serrano nos deram boas vindas. 
Por lá, sobram restaurantes e o almoço foi uma delícia. Verão é baixa temporada, o turista sem dúvida prefere o frio.
As hortênsias já estão secas e as lavandas enfeitam e perfumam canteiros da cidade. A tranquilidade, explicita na foto abaixo, em nada lembra os dias agitados de inverno. Exatamente em frente a rua coberta, total calmaria.
















Inclusive a frente do Palácio dos Festivais (abaixo) estava vazia. Palácio este, que abriga o Festival de Cinema, que no ano passado ocorreu em agosto. Por este local, sobre o tapete vermelho estendido em dias de festa, desfilam artistas brasileiros e internacionais. A cidade respira filme e pipoca.

Este tipo de construção é comum por lá. E na calçada que se estende por toda frente do prédio, seguindo pela frente da Igreja Matriz vemos várias placas com as mãos dos nossos artistas. Esta é de Eva Wilma, uma atriz de longa carreira nos palcos de teatros, cinema e televisão.
A igreja de pedra (Igreja Matriz São Pedro) é uma construção clássica da cidade. No fim do ano, costuma ser palco para apresentações de coral e espetáculos natalinos. 





















Claro que Gramado também lembra chocolate, é lá que está a maior produção de chocolate artesanal do país. E sim, a gordice do chocolate gelado não faltou. 
Na foto seguinte uma das embalagens para presente, de uma das marcas conhecidas por lá (Planalto). Um belo trabalho artesanal.
E visita a serra, sem uma passadinha na Caleidoscópio, não seria nossa visita. 
Loja de patchwork sempre nos consome alguns minutos e alguns tostões! Melhor ainda quando é época de descontos. Saímos de lá com estas belezuras importadas. O segundo tem detalhes de contorno dourado. Hoje foi dia do verde.

Fechando com chave de ouro a sexta-feira, uma paradinha na Praça dos Imigrantes para comprar pão sovado, pão de calabresa e cuca de uva. Afinal quem ficou na casinha, também merece papá delícia no fim do dia.
Lá na praça, tudo é preparado pelos colonos que moram na zona rural da cidade. Sempre têm produtos frescos e quentinhos. Também vendem biscoitos, mas aí a gordice seria demais.
Alguém duvida que sexta-feira sempre é um bom dia? ♥ 

23 janeiro 2013

É muito amor!

O sol brilhou mais forte, o céu ficou mais azul, os pássaros cantaram alto e o Atelier Caseiro ficou mais belo. Só desse jeito é possível definir a surpresa que chegou hoje, vinda de terras portuguesas. 
Uma amiga muito querida fez as vezes de Papai Noel e enviou como presente de Natal esta LIN-DA plaquinha. Quem liga se chegou com quase um mês de atraso? Quem liga? A gente não! A placa ficará enfeitando o Atelier e com certeza será nossa companheira nos próximos Bazares. 
Regue suas amizades e você receberá uma dose extra de motivação para fazer mais e melhor. Falando em fazer mais, novas fofurinhas foram feitas, clutch para todos os gostos. Quem resite as pipocas para curtir um cinema bem acompanhada? ♥ 
Essa estampa é nosso xodó. A sócia Fofoléti perguntou se podia guardar pipocas na bolsinha? Nãoooooooooo! 
E fazendo melhor, nasceram mais bonequinhas para as Bonequeiras sem Fronteiras.
Vocês conhecem o projeto e suas ações? Inspirado (e autorizado) pela Dolly Donations,  adaptado a realidade brasileira, um grupo de voluntários traça metas e corre atrás para concretizar as ações. Nós já contamos disso aqui pelo blog, se você desconhece,  passa lá no BLOG oficial para saber mais.
Com todo este reforço positivo, um novo projeto vêm nascendo. Pelas cores, alguém arrisca um palpite? ;)

20 janeiro 2013

Pequena dica de Costura

Invista em linhas e bobinas.
O custo para isso é baixo e o investimento fará diferença no resultado final do trabalho, conferindo um bom acabamento.
É muita preguiça costurar todas as peças coloridas usando sempre linha branca. Cor branca  é para tecido branco. Troque as linhas, use-as combinando com a cor de fundo do seu tecido e passe adiante a dica. 
Artesanato bem feito requer dedicação, artesanato dá trabalho, mas é um charme, é exclusivo. É feito com amor!

16 janeiro 2013

Puro charme

O colorido que cativa e encanta os olhos. Que combina com o verão tropical... Que alegra no frio branco de neve. Independente da cor, da temperatura, nós estamos trabalhando na produção dessas carteirinhas de nome refinado: cluth. Este modelo é da americana K.Lou e adquirimos a licença para produzi-las. 
O tecido abaixo é um xodó, com detalhes em dourado, ele é mesmo uma riqueza dentro do Atelier.


Flores, identidade e $ formam uma tríade forte, capaz de estampar um belo sorriso nos rostos femininos. Verdade, não? E nem citamos o vermelho "caliente" e sensual da peça seguinte.
Mas, estampas não faltam por aqui e a diversão é passar a tesoura sem dó! Tecidos vão, tecidos vêm. Já não ficamos com fricotes ou 'pena' deles.
Esse delicado tom acqua, misturado as flores creme, sobre um fundo cor de capuccino, fascina, é puro deleite.
 Mais algumas pronta-entrega.

Abaixo o trio que arrasou corações, em tonalidades de castanho, agrada gregos e troianos tal qual o castanho de um café. Marcam presença, e deixam uma boa impressão!
Gostou? Manda um e-mail para ateliercaseiro@gmail.com não somos gênios da lâmpada, mas atenderemos seu pedido.

15 janeiro 2013

Aqui estamos!

Janeiro anda apressado vocês não acham? 
Já passou a primeira quinzena e como no Brasil estamos no verão, é o período de férias escolares. Que relação isso têm conosco? Não muita, já faz um tempo que deixamos as salas de aula da pós graduação, mas por aqui uma Fofoléti aquece nossos corações, de férias, ela curte o Atelier sempre que está na cidade.
Com ela, vocês podem imaginar como é 'falhado' o expediente comercial. Há mais diversão do que produção. 
Na foto abaixo, a surpresa do click e o Nêni fiel escudeiro conferindo a bagunça de perto. A Pequena já é tão íntima no espaço, que naturalmente refere tudo do Atelier Caseiro como sendo dela também. São os nossos botões, nossas tesouras, nossos tecidos, tudo é devidamente partilhado e ela agarra a parte dela com unhas e dentes. Temos uma sócia mirim!



















Oficialmente, não estamos de férias, mas estamos em ritmo de verão... Calor, espumante, 'tchibum' na piscina e claro trabalho porque é nobre, é divertido, relaxante e amamos as nossas tarefas entre agulhas, linhas e tecidos. O cronograma mais folgado desta época permite esses prazeres extras!
Acima novidades que vêm chegando junto com este 2013! 
13, número que para alguns supersticiosos significa azar... Não somos supersticiosos, apenas por precaução não passamos embaixo de escada! 
Não acreditamos que um número possa ser mensageiro de azar, ou de sorte, mas 13 será um ano bom. Bom para colher o estamos plantando, bom de fazer mais e sempre melhor, um ano bom para celebrar o presente, bom para realizar mais dos nossos sonhos. Porque afinal de contas, pensamento positivo ajuda, mas atitudes nos levam além. Sonhar é para fracos, os fortes tornam os sonhos realidade! =)

05 janeiro 2013

Evoluindo...

Correm os primeiros dias deste ano de 2013 e nossas aventuras pelo mundo do patchwork segue, sem rumo, sem regras, com bloquinhos sem nome, apenas segue a intuição do costura aqui, gira para lá e para cá, corta, costura de novo...
Há quem pense que patchwork não passa da mais simples união de tecidos, no  final das contas, o objetivo é mesmo este, mas não é fácil acertar linhas e formas. Mais ainda se o trabalho for grande e requisitar a montagem de uma figura pré determinada.
Não é nada fácil dominar a técnica (básica) desta arte, ainda mais seguindo o esquema auto-didata. Nestes nossos experimentos duas certezas:
1) Exploramos boa parte dos retalhos e conseguimos um colorido único.
2) Nossa admiração por quem domina o patchwork cresceu de forma astronômica. 
Por coincidência, ontem no final do dia o carteiro entregou o exemplar de uma revista que assinamos, e a leitura teve outro 'sabor', gostinho de encantamento já na foto da capa.
Depois folheando as páginas, admitimos que ficamos bons minutos admirando a foto do trabalho abaixo, lindamente executado por uma americana chamada Carol H. 
Como não admirar todo talento envolvido na união destes pedacinhos de tecidos coloridos? 
Além disso, vale observar as várias tonalidades dos tecidos do 'Tio Sam', eles formam um degradê e deixam o resultado final incrível. 
Neste aspecto a indústria têxtil brasileira pode melhorar, nossas tonalidades são secas e frias. É difícil fazer um composê com cores vibrantes, intensas, fora dos tons primários, sem precisar conjugar com tecidos estampados. Mas reconhecemos que existe empenho e nossos tecidos vêm melhorando com o passar dos anos.
Agora, perdoem os veranistas que estão no litoral, mas é hora de curtir esta chuvinha deliciosa de inicio de noite! Boa noite para vocês.

04 janeiro 2013

Desafios, descobertas, desejos...

Um ano cheio de amor! 
Vão surgindo muitos corações aqui no Atelier, vamos testando algumas formas de fazê-los. Uns mais perfeitinhos, outros com pequenos defeitinhos porque afinal de contas, os corações não são iguais e como não serão utilizados juntos, isso não comprometerá em nada os trabalhos.
Neste novo ano, queremos descobrir e experimentar mais do patchwork. Queremos combinações clássicas e inusitadas, com o desejo de perceber a infinidade de possibilidades geométricas. Ainda que geometria nunca tenha causado 'atração' nas aulas de matemática. Alias matemática sempre foi 'algo' difícil, mesmo quando colegas demonstravam encantamento pelos pelos números. Ok, o que seria das Humanas se todos gostassem das Exatas não é mesmo? 
Então, antes de abolir a geometria do mundo, vamos considerar tais formas no amoroso patchwork. O fascinante da vida é isto: aprender, experimentar e internalizar uma descoberta, rompendo  preconceitos e deixando mitos para trás. 
Grandes expectativas? Sim, mas são reais, atingíveis e plausíveis dentro do nosso contexto e num período determinado. Até porque devemos viver o real e sonhar o impossível, não o contrário.
Das sobras dos corações, outros blocos se formam, outros jogos de cores, cada combinação  traz uma surpresa, uma nova possibilidade. Realmente, das sobras de um coração sempre surge amor.
Que pode ser grande, ou pequenino, mas que 'seja infinito enquanto dure'...
Assim deve ser a vida, este infinito reinventar porque tentativas constantes, significam ganhos frequentes. *Ü*

01 janeiro 2013

Época de (re)começar!

2012 já ficou para trás e com ele tudo aquilo que não queremos manter nas nossas vidas! Hoje é dia 1! Chegou janeiro, chegou 2013.
Dia nublado por aqui.  Um dia novo em um calendário novo. Um ano todo para descobrir e curtir! Mais 365 dias para ser feliz, se não em todos eles, que sejamos na maior parte, e nos dias mais difíceis, que sejamos fortes para remar numa direção melhor!
Que 2013 seja um ano bom, que traga satisfação e realizações, que possamos colher os frutos das sementes que foram plantadas e cuidadas.
Nosso Atelier já está prontinho, reorganizamos o espaço, os armários e não aguentamos esperar, já testamos a 'funcionalidade', curtindo pela janela a chuva na rua.
Dia 1, um trabalho novo. Um coração, que não está perfeito, foi o primeiro patchwork de coração mas, ainda que imperfeito, o resultado cativou...
E cá entre nós, corações perfeitos? Onde existem? Corações saudáveis são bem vindos, mas perfeitos? Bom mesmo é um coração acelerado esperando as alegrias deste ano que se descortina, e um coração calminho curtindo cada novo instante! Se estiverem juntos, lado a lado, esse equilíbrio é a perfeição. Já o coração imperfeito da foto, será um panô e ocupará um cantinho aqui no nosso Atelier!
Feliz Ano Novo, feliz ano todo!