31 março 2013

Feliz Páscoa


30 março 2013

Dia de fofura!

Sem o compromisso das costuras profissionais do Atelier Caseiro. Foi uma costurinha descompromissada, cheia de detalhes fofos para um projeto bem especial, mas que ainda é surpresa. Por enquanto só alguns detalhes. 
A bonequinha abaixo é estampa de um tecido, recortá-la com esta margem milimétrica não foi fácil, foi um trabalho de puro amor!
Na foto seguinte, só uma pontinha do que vem surgindo por aqui. Uma combinação de cores inusitadas que deu certo.
♥ E a maior satisfação do dia, a confirmação de que uma nova entrega foi feita pelo grupo voluntário das Bonequeiras sem Fronteiras, que distribui amor em forma de bonecos de pano. A entrega foi feita na cidade de Santos-SP. Quer saber mais, quer conhecer o projeto? Clica AQUI


29 março 2013

Hoje é sexta feira...


...dia de aproveitar o sol e o céu azul. Feriado santo, bom para acordar mais tarde, almoçar bacalhoada, curtir a casa, brincar com os cachorros. Dia de apreciar o outono com suas folhas caindo no chão, as últimas acerolas vermelhinhas no pé. Dia bom para ouvir passarinhos cantarolando, curtir o ventinho fresco e também fotografar produtos do Atelier Caseiro.
Afinal de contas, vem projeto novo pintando na área, e na próxima semana tem viagem de trabalho, então tudo precisa estar em dia e nosso ursinho já fez a ID com a foto 3x4 dele. *Ü*



28 março 2013

Aqui na casinha...

Temos uma boa tarde e dias legítimos de outono, manhãs e noites fresquinhas, tardes mais aquecidas. Março vai chegando ao fim, a Páscoa está batendo na porta e esta época de renovação, renascimento e alguns chocolatinhos é boa demais.
Na produção, temos produtos cibernéticos, para o lar doce lar, para grandinhos e também para os bebês! Tantos projetos bem encaminhados... No feriado, tem fofinho que não ainda não come chocolate e vai ganhar babador aqui do Atelier Caseiro. Tão gostosa essa produção, dá até vontade de usar babador e também não comer chocolate! *Ü*
Agora digam, qual bebê não merece a gostosura da primeira foto? 
Manta quentinha, de flanela por fora e algodão para ficar em contato com a pele? Ahhhh é muito amor!♥ 

23 março 2013

Hoje...

... Um sábado de sol, para costurar, cerzir, coser. Assim foi o dia nesta casinha. Trabalhos acelerados, encomendas embaladas e muitas lindezas produzidas. 
Algumas nas cores da estação, e falando delas, lembro do livro Cores de Outono, de Keila Gon. Leitura recomendada para fãs de mistério e romance.
Novidades para breve e amanhã é dia de festa, sócia Fofoléti, fará 4 aninhos ♥  

20 março 2013

Outono chegou...

...Trazendo uma chuva mansa e que parece não ter pressa de ir embora e perfeita para embalar as costuras do dia! 
Chegou a época de temperaturas agradáveis, da elegância no vestir.
De ver as folhas no chão, de ter um café quentinho na mesa.
A estação dos tons terrosos finalmente chegou. Oba! *Ü* 

19 março 2013

Feliz Dia do Artesão


Parabéns a todos aqueles que tecem sonhos, 
bordam alegrias, 
desatam nós e 
imprimem sorrisos no seu dia a dia!

17 março 2013

Sabores na casinha!

É Domingo, um sol tímido, um ventinho gelado e as costuras rolam soltas pelo Atelier. Para o lanche, hoje tem bolinho de laranja e café preto. Bolo quentinho, café fresquinho. =)
1 laranja média/grande com a casca bem lavada
3 ovos
2 xícaras açucar refinado
2 1/2 xícaras farinha trigo
fermento em pó
1 colher chá essência baunilha (opcional)
-------------------------------
Lave bem a casca da laranja, descasque só a parte cor de laranja e reserve (a casca vai para o bolo sim!), evite a parte branca. Retire a parte branca e jogue fora (ela deixa o bolo amargo). 
Corte a laranja e a parte cor de laranja da casca. Coloque no liquidificador com os ovos, o açúcar e a essência de baunilha. Bata bem.
Despeje esta mistura em uma vasilha. Peneire a farinha e o fermento. Misture bem.
Coloque em forma untada e enfarinhada. (Aqui a forma tinha furo no meio).
É só isso mesmo, não vai óleo, nem leite.
Asse em forno pré aquecido, 180ºC por cerca de 40 minutos, varia conforme o forno. O palito deve sair limpo e o bolo deve estar bem douradinho.
Este não é um bolo leve, apesar de fofo, a massa fica pesadinha e com sabor acentuado de laranja. É para quem curte bolo de laranja! Acredite, não fica seco.
Se alguém fizer o bolo, conta se ficou bom.

Como o foco aqui é costura, voltamos a ela nesta tarde geladinha de verão. Hoje, o patchwork tá rolando solto e o melhor dele é descobrir que após errar uma a medida, bastou, somar mais um tecido ao composê, cortar, girar, costurar e no fim, ficou tudo certo. 

14 março 2013

Extra-extra!!!

Eles estão voltando.
Está previsto para esta tarde nublada e fresquinha, o nascimento de filhotes de ursinhos chocalhos no zôo do Atelier Caseiro. São vários fofinhos chegando. Todo trabalho será supervisionado pela sócia Fofoléti, regado com baldinhos de café e bastante disposição porque quem planta sorrisos, colhe alegria! =D

13 março 2013

France-Paris, 5 Rue de Sommerard / Jean de Beauvais

Recebi um e-mail de uma amiga dizendo que a propaganda é alma do negócio. Verdadeiro em parte, mas complemento dizendo que um negócio sem alma não se firma, mesmo com a melhor propaganda/publicidade. De acordo com Wikipedia, propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produtomarcaempresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.  No Brasil p termo é usado sinônimo de publicidade.
O Atelier não faz nenhuma publicidade paga, mas difunde a marca em páginas próprias,  em bazares, pela mídia virtual, cartões... Pensando nisso, vieram algumas lembranças, entre elas, um episódio engraçado, que cabe dividir com vocês que nos acompanham.
Final do ano passado meus pais estiveram na França, lógico que antes do embarque fiz muitas recomendações de ordem 'craft', até uma listinha.  ;)
Nas andanças por Paris, minha mãe passou por um Atelier, segundo ela, muito bonito, mas era sábado a tarde, o local já estava fechado para o público. Dentro dele, meninas de uns 8 anos de idade divertiam-se com tecidos e costuras.
À noite, falando com meus pais, minha mãe relatou a descoberta vespertina. De forma muito natural, espontânea e imediata eu disse: Mãe, porque não bateu na porta? Deixou um cartão de visitas do Atelier Caseiro? Podia ter colocado embaixo da porta ou na caixa de correspondências? 
A resposta dela foi: Nem me ocorreu fazer isso.
Como não? Era tão óbvio (p/ mim).
No dia seguinte, um Domingo, eles seguiriam para outro país, mas cedo, após o café, minha mãe voltou até o endereço e colocou, por baixo da porta, um cartão. ♥ Merci!
Até agora ninguém deste Atelier parisiense fez contato, e se estão entre os clientes franceses, nunca referiram o fato de ter encontrado na soleira da porta o cartão azul do Atelier Caseiro. 
A realidade é que depois daquela data, temos nas estatísticas do blog, vários acessos diários provenientes da França. 
Será só coincidência? 
Será retorno da propaganda inusitada? 
Será que alguém passou a nos acompanhar por causa daquele cartão enfiado pela soleira da porta? 
Realmente não sei, talvez tenhamos retorno nos comentários deste post, quem sabe! 
Se o retorno não vier, igual ficam os agradecimentos pelos acessos diários provenientes de um café nos arredores da Torre Eiffel, Champs Élysées, da Sacré Coueur ou direto do Louvre, na companhia da Monalisa. 
Tudo isso para dizer que as vezes é preciso arriscar, ousar, tentar. Só faz bem. No mínimo  garante boas risadas e história para contar (no blog ou fora dele).
E vocês, quais ousadias já fizeram para divulgar o artesanato?

Esforço > Recompensa!

Quando falamos que todo esforço é recompensado, é porque realmente acreditamos nisso.
Depois de uma tarde toda em pé, esquentando a barriga no fogão e esfriando no tanque para tingir tecidos, ontem, a nossa foto foi publicada no Garimpo do blog Quilts são Eternos, onde as talentosas Cecilia e a Helena fazem uma seleção semanal de fotos relacionadas ao universo da costura. 
São elogios assim, que nos levam a fazer mais e melhor. Que reforçam nosso empenho para um artesanato com qualidade, que nos instiga para novas descobertas e desafios. *Ü*

12 março 2013

O resultado...

Este é o resultado dos tecidos tingidos ontem. Cores vivas, alegres ditam o tom da satisfação. Fazê-los dá trabalho, mas todo trabalho é recompensado! 
Abaixo todos, numa única foto. Em breve vocês saberão o que será feito com eles.
Para hoje a tarde temos chuva, e muitas costuras! :)

11 março 2013

Hoje, o caldeirão ferveu!

Nos últimos dias aconteceu de tudo por aqui. Uma gripe de verão impôs o modo freio de mão puxado, foi ruim, agora é página virada. A saúde ainda não está 100% mas a disposição está de volta.
O final de semana preguiçoso delicioso, foi em Porto Alegre, a casinha aqui, foi dedetizada. 
Hoje aproveitamos a tarde de sol, para tingir tecidos, afinal de contas a previsão meteorológica aponta chuva para amanhã. Mais uma vez o caldeirão ferveu e a alquimia das cores apareceu. Teve caldeirão azul, verde, laranja, rosa e amarelo, que ficou sem foto, por pura distração. 
Os tecidos já estavam cortados no tamanho de 50x70cm farão parte de um novo projeto que será divulgado em breve. O azul céu é lindo.
Verde é a cor da esperança e laranja sempre dá energia. Bom em tempos de novas descobertas!
O rosa não pode faltar, é feminino, lindo e lembra o amor! ♥ 
Agora é partir para a diversão, tem ursinho a nossa espera, e trilha sonora do fundo do baú: "Vem meu ursinho querido, meu companheirinho, ..." ;) 
Boa semana e até o próximo post!

05 março 2013

Pink world!

Um post para dividirmos nossa aventura pelo mundo das roupas. Lógico, foi só uma brincadeira para agradar a Fofoléti. O desafio foi incrível, e ver os olhinhos azuis e o sorriso no rosto dela, valeu cada minuto empenhado buscando um modelo, desvendando medidas e juntando o quebra-cabeça!
Agora já temos fotos com 'recheio'. 

Como diversão pouca é bobagem, hoje o dia foi de costurar combinações feitas para outra fofinha. 
Agora é hora de sair do 'mundo cor de rosa', a semana está cheia de tarefas, a gripe é companheira, mas com amor, tudo vira diversão.  *Ü*

03 março 2013

'Vejo cores em você'...

Com a frase de uma música do Ira, hoje foi um Domingo quente de verão.
Dia de sol, noite de chuva e a alegria das cores fazem os olhos brilharem, afinal de contas,  projetos novos, pedem dedicação e empenho. 
=) Tenham um ótimo inicio de semana.


01 março 2013

Costurando roupas...

Ontem a tarde, enquanto comprava pela internet alguns tecidos, o diálogo com a sobrinha Fofoléti foi mais ou menos assim:
-Escolhendo tecidos? Também quero escolher nossos tecidos. Gosto dos paninhos.
Que tal este?
-Não, este não muuuuuuuuito sem gracinha, tão cinzinha.  Vamos ver outro. 

Levantou foi até o armário dos tecidos, olhou alguns e disparou:
-Um de Hello Kitty colorido para saia e um shortinho rosa! 
(Com cara de como assim?) Disse: E quem vai costurá-los?
-Ué, você! 
Mas eu não sei costurar roupas. 
-Sabe sim, é 'facinho', só ligar a máquina e pronto! 


Durma com um barulho destes. Como não tentar realizar um pedido dela?
´Bóra para luta. Pesquisa aqui, ali... sem medidas dela, era preciso buscar medidas padrão da idade... 
A noite já tinha o short quase pronto. Faltando apenas o pesponto das pernas. =)
E, hoje foi a vez de desvendar os mistérios de uma saia. 
Uma saia simples, com babadinhos, em degradê, com a Hello Kitty.
Com os desafios vem a certeza que mais do que mimos, para ela vai a mensagem de que devemos tentar. Para mim, fica a alegria do sorriso e os olhinhos brilhando, além da satisfação de aprender algo novo.
Afinal, problema não é não saber, o problema é não querer aprender. E não foi nenhum bicho de 7 cabeças!