31 maio 2013

:)

A semana passou, maio está finalizando e vamos começar junho para em seguida encerrar o primeiro semestre. É alarmante como o tempo têm passado rápido. O último post foi na segunda-feira. 
Na terça foi dia de aula de patchwork com a professora Magali, na loja Criativa, aqui mesmo na cidade de Taquara-RS.  Lá eu cortei toda a necessaire e fiz o matelassê, para terminá-la em uma próxima aula.
Mas para que próxima aula? Quem disse que aguento esperar até a próxima aula? Já fiz! :)

Esta overdose de cores é uma necessaire! 
Uma peça só, que de um lado é de uma cor, do outro lado de outra e dentro ao invés de azul, é rosa. Sim, totalmente psicodélica, totalmente technicolor. 
Uma alegre profusão de cores, que animaram um dia bem cinzento. Os frufrus nas laterais são bolsinhos!
Acima detalhes dos tecidos e do viés feito com eles. Os tecidos foram tingidos aqui mesmo no Atelier Caseiro, nas nossas tardes de pura alquimia no caldeirão.  

Por enquanto esta foi uma peça piloto, a ideia era testar o modelo, o excesso de cores e a aceitação de quem acompanha os trabalhos feitos nesta casinha. Ao que tudo indica, logo teremos necessaire tecnicolor na linha de produção. Afinal de contas é impossível ficar indiferente a ela, é quase um caso de ame ou odeie!
E, hoje é sexta-feira, está bem frio, a meteorologia prevê chuva para amanhã e vocês, conseguem prever qual será a diversão para o sábado? 
( ) Cama quentinha
( ) Preguicinha mode On
( ) Café forte, quente e sem açúcar
( ) Muitas costuras
( ) ♥ , família e doguinhos de estimação
(X) TODAS as opções acima
Tenham um ótimo final de semana!

27 maio 2013

Ponto Cruz + Patchwork

Resultou numa invasão de gatos na cozinha e com prazer apresentamos a coleção de Cadernos de Receitas, recém saídos do forno da máquina de costura! Ponto cruz é uma de nossas paixões e estávamos com saudade dos bordadinhos.
O trabalho foi executado em linho rústico, e as capinhas com tecidos que combinam entre si, harmonizando com as cores utilizadas no gráfico. Abaixo o trio felino em detalhes.
Um gatinho cinza, com jeito malandro equilibra o bolo! Na sequencia o gatinho guloso, pronto para cair de boca na tigela de chocolate.
E por fim, o gato chef, aquele que estuda e aprimora a arte de misturar ingredientes e tirar dessa mistura, uma receita saborosa!
Encomendas somente no email: ateliercaseiro@gmail.com

26 maio 2013

Acalma Bebê

Quando está no útero materno, o bebê tem pouco espaço para se mexer e seus pés e mãos ficam encolhidos. Por isso, no início da vida fora da barriga a liberdade de movimentos e a ausência de paredes pode assustar e até incomodar o bebê. É com este princípio, de reviver a sensação uterina, que se baseia o método "charutinho" ou baby-gami, que consiste em enrolar o recém-nascido com um cueiro, de forma que seu corpinho fique contido e aconchegado. 
O Atelier Caseiro facilita a vida de mamães e papais com pouca prática e oferece esta mantinha acalma bebês. 
Feita de flanela na parte externa e algodão egípcio em contato com a pele do bebê. Ele fica amarradinho, aquecido, seguro como nos tempos da vovó! 

25 maio 2013

25 / Maio > Dia da Costureira(o)

Há algumas divergências com relação a data, mas a maior parte da literatura atribui o dia 25 de maio como o dia da costureira(o). Estudos não registram ao certo a data em que esta tarefa começou a ser executada, relatos afirmam que as primeiras agulhas, feitas de osso ou marfim, foram moldadas há mais de 30 mil anos. A tecelagem, é um pouco mais nova, há 5 mil anos atrás as pessoas já trançavam e enredavam fios, feitos com a pelagem animal.
Na Idade Média as roupas produzidas por costureiros passou a ser adornada com pedras preciosas, atribuindo valor financeiro e artístico as vestimentas. O ofício de costureiro, era algo especializado, pouco difundida e geralmente passada de geração para geração, de mestres para os aprendizes, geralmente filhos, ou alguém próximo a família que detinha o conhecimento.
A costura só foi padronizada e produzida em série na época da Revolução Industrial. E de lá para cá teve épocas de maior e menor valorização. Até meados dos anos 60, as meninas eram iniciadas neste aprendizado, depois perdeu valor, enquanto o feminismo ganhou as ruas, tornando as mulheres mais independentes e menos interessadas em manter os hábitos da vovó.
Hoje, o interesse está sendo retomado, há um grande números de mulheres jovens, financeiramente independentes, formadas em outras profissões que querem saber a arte da costura. Seja pela curiosidade em retomar um hábito da vovó, para customizar as próprias roupas, como hobby ou como uma fonte extra de renda. Independente do motivo, só quem costura, sabe o prazer de criar uma peça, de reinventar outra, de descobrir os segredos que unem fios e tramas!
E são estes os motivos, que nos fazem ter tanto prazer e realização com o nosso trabalho, com as nossas costuras e com as artes que nascem aqui no Atelier Caseiro.

21 maio 2013

Velho ou Novo?!

Tingir tecidos é insistir em um resultado. As coisas não acontecem por mágica ou simples alquimia. Foi preciso algumas tentativas até chegar no resultado desejado. O tecido tingido, por vezes, fica com uma cara de tecido antigo. Muito legal.
O tom claro é o tecido original e o tecido escuro é o resultado que queríamos no tingimento.
Abaixo o tom claro é o original, e de baixo para cima nos tons tingidos os resultados. 
Na primeira e na segunda tentativa, os tecidos não ficaram uniformes na cor, percebe-se pequena variação na tonalidade. O terceiro ficou sem manchas, mas queríamos um pouco mais de cor, mais escuro. O quarto (parte superior da foto) ficou no tom que buscávamos, um tom bege queimado/rosado com tonalidade totalmente uniforme.
Sorte? Não, trabalho. Tentativas, erros, experiências, acerto! Assim se aprende, assim se cria! :)
Vasculhando os baús também se descobre arte. O que vocês dizem deste elástico conhecido por Lastex, muito antigo. É da marca Furtado. 

19 maio 2013

Aniversário . Cumple . Birthday


Agradeço todas as mensagens queridas de felicitações recebidas e aproveito para dividir a torta caseira com todos vocês que acompanham o blog, que comentam ou ficam no anonimato, que torcem pelo Atelier Caseiro e que me desejam o bem! 
São vocês que tornam o meu dia ainda mais especial, que me dão motivação para trabalhar mais e melhor sempre. 
Fiquem com o meu carinho, Ana.

18 maio 2013

Tingimento de tecido e festa. Oba!

Quem acompanha os posts desta casinha sabe que tingimento de tecido é algo recorrente por aqui. Uns perguntam por que temos o trabalho, outros admiram e uns poucos arriscam a técnica.
Nós gostamos porque o resultado é um tanto inusitado, por vezes surpreendente. De quebra ainda assegura exclusividade de um tecido aos nossos clientes. Todos sabem que somos persistentes na busca de uma tonalidade que julgamos ideal para determinado projeto. Já usamos corantes comprados, mas as últimas tentativas foram todas com corantes naturais... Café, chás, plantas, folhas, cascas, temperos. Tudo que pudesse resultar em cor ferveu no caldeirão. Tudo???
Não!
Sempre surge uma nova ideia, uma combinação de ingredientes e hoje não foi diferente.
Sábado, nublado, frio, uma dia perfeito para a preguiça! E foi.
Mas agora à noite, o alerta para uma nova ideia acendeu e nós encaramos de frente. Porque inspiração é assim, ou a gente agarra, ou perde.
O caldeirão ferveu com os ingredientes, depois peneiramos, filtramos e só então colocamos o tecido. A tonalidade ficou ótima, o tecido ainda está no varal, mas parece que finalmente atingimos o tom que há dias vínhamos buscando. =)
Amanhã mostramos o resultado final.
E, amanhã é dia de apagar as velinhas e cantar parabéns. Aniversário é dia de festa, de queridos e mimos! ♥  

17 maio 2013

Patchwork? Não. "PET"work!!!

Já temos temperatura de inverno em época de outono, aqui no Sul do Brasil isto nem é novidade, por vezes temos as quatro estações do ano em um único dia. Hoje amanheceu e o ponteiro do termômetro girava em torno de 5ºC. O sol apareceu, mas a máxima não ultrapassou dos 15ºC.
Nada mais justo do que fazer um "PET"work para os mascotes da casinha. Afinal, patchwork já é algo comum no nosso dia a dia. ;) E brincar com estas palavras, foi a graça da tarde!

São três os nossos mascotes, todos da raça brasileira Fox Paulistinha. Kika é a mais velha, depois  veio o Nêni e Petit é a caçula. Por sinal é ela quem aparece na foto, desfilando o modelito rosa e marinho.
Guarda roupa canino ok para o frio.
Segue a programação normal do Atelier Caseiro!
Tenham todos um ótimo final de semana.

16 maio 2013

Trabalhe bem...

... Que o reconhecimento vem!
Abaixo um retorno das clientes após receberem suas encomendas.
"Ana, recebi minha touca! Amei.... desde o pacotinho todo cheio de carinho até o produto!!!" C.M.M

"Anetes! Recebi as touquinhas e estão LINDAS!!! AMEI!!!AMEI!!!" G.N.

"Adorei as clutchs! Muito, muito fofas e tão perfeitinhas  Atelier Caseiro sempre mostra a maior qualidade e capricho  Cliente satisfeita!!". S.C.C.
São palavras como estas que nos incentivam a trabalhar mais e melhor. Sempre! 
Novamente, estamos no Garimpo da Cecilia e da Helena. E, a Cibele conta no blog aqui, que nós somos culpados por ela se aventurar por outras artes, que ótimo, isso muito nos alegra!
No dia das Mães nosso panô amor de mãe saiu no Banana Craft.

15 maio 2013

Por hoje é só!

Dia cheio de alegria nesta casinha, novos projetos, clientes que mandam mensagens de satisfação, metas atingidas, produção acelerada. 
Agora chove, está esfriando e o cansaço bateu... 
A bonequinha foi feita nesta noite, naquele período que chamamos hora do recreio, um momento despretensioso em que costuramos algum projeto com o intuito de relaxar, de brincar, momento onde a costura volta as origens do hobby. 
Hora do descanso, boa noite!

14 maio 2013

Nova papelaria do Atelier Caseiro

Ontem chegaram os novos cartões de visitas do Atelier Caseiro. Foram poucas alterações do modelo original e mais uma vez a arte foi feira pela designer Renata Segtowick e impressos na Mister Print.
Abaixo etiquetas que serão usadas nas embalagens com os nossos produtos. Porque importante é valorizar o artesanato.
Hoje, estamos entre cores, costuras, teste de novas padronagens, afinal de contas, não existe mágica, existe trabalho e é assim que tudo nasce nesta casinha!  

13 maio 2013

Craft? Bazar? Você sabe o que é?

Muitas pessoas temem o desconhecido e não as culpamos por isso, sabemos que tudo que é novo assusta, gera receio, e em alguns casos até uma angústia. Por conta disso resolvemos desmistificar alguns termos, frequentemente usados no blog e no 'mundo das artes'.

CRAFT > tem origem no movimento inglês Arts & Crafts que dizem é o preconizador da art nouveau. É tido como  um movimento estético e social, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. 
No Brasil é comumente utilizado como sinônimo para artesanato ou arte. Também pode fazer referência ao trabalho artístico, no sentido de ofício. 
O craft vêm carregado de modernidade, têm alma, é recheado de características e preferências de quem o faz. Também é tido como uma re-leitura do artesanato antigo.

E qual a diferença para o termo artesanato? 
Praticamente nenhuma em termos conceituais. Na questão prática, artesanato deve ser o resultado de uma obra, onde mais de 80% da peça final provem da transformação da matéria prima pelo autor. 

BAZAR > É um mercado de vendas, onde produtos diversos são comercializados, geralmente com preços atrativos. 
Comum em áreas de influência islâmica, mas não restrita a elas. 
Local de exposição, apreciação e negociação de produtos. Qualquer semelhança com o termo feira não é mera coincidência. A feira livre, a feira de antiguidade, não deixam de ser um grande bazar.  Aqui a diferença restringe-se apenas a origem dos termos. Bazar esta atrelado a cultura de países sob a tradição islâmica e feira é ligada aos países sob influência do catolicismo. As feiras, antigamente, geralmente ocorriam paralelas as festas santas.

Depois de ler o texto até aqui, talvez você esteja perguntando, então é tudo a mesma coisa? Bazar Craft e Feira de Artesanato são farinhas do mesmo saco? 
Podemos responder sim, são farinha do mesmo saco. 
E agora, qual termo é o mais adequado?
Depende do que está sendo proposto. Se a idéia é uma reunião moderninha, descolada, de produtos feitos a mão, que não necessariamente se enquadram no conceito artesanal propriamente dito (80% manufaturado), ou quando há uma mistura de produtos industrializados, produtos reciclados ou customizados, mais adequado seria utilizar o termo Bazar Craft.
Já se a ideia estiver atrelada ao produto artesanal, feito a mão do início ao fim, melhor é denominar como Feira de Artesanato.
Agora, é bom lembrar que independente do nome, essa reunião de artistas não ocorre mais nos moldes de antigamente. 
Com a oferta dos mais diversos produtos industrializados, ou dos produtos 'xing-ling' de  1,99 reais, hoje em dia, ninguém vai a uma feira de artesanato ou bazar craft para ver 'mais do mesmo'. 
Quem comparece aos eventos quer novidade, quer exclusividade, quer peças modernas e descoladas. Quer ver fofura, quer se encantar. Quer sim, sair do local com os olhos brilhando e uma sacolinha nas mãos. O cliente quer produto e quer comprar. 
Mas, é preciso lembrar, que pano de prato é coisa do tempo da vovó. Hoje, o mínimo  que se espera, é um pano de copa ou um bate mão prático e higiênico. 
Se você não sabe o que é isso, ou você é do tempo da vovó, ou está indo na feira errada.  Agora, se ficou curioso, é porque não teme as novidades, conheça o craft moderno!

*Nosso texto não desmerece quem faz panos de pratos, eles são necessários e podem ser  belíssimos como as pinturas de Isabella Morais ou os apliqués de Samar Kauss. Apenas serviu de exemplo para que as pessoas não se acomodem naquilo que é conhecido.
*O que foi escrito neste post, não esgota a discussão sobre o significado das palavras.
Fontes de Pesquisa:
Wikipedia
Enciclopédia Itaú Cultural

12 maio 2013

Dia das Mães

O Atelier Caseiro deseja que todas as mães tenham tido um Domingo muito feliz. 
Que o dia tenha sido cheio de gratidão e amor para Mãe avó, Mãe Cunhada, Mãe Coruja, Mãe de Coração, Mãe por Adoção, Mãe de 4 Patas, Mãe por Escolha, Mãe dos Amigos, Mãe dos Queridos! 
Feliz Dia das Mães, ESPECIALMENTE, para a minha mãe, meu exemplo, minha amiga, minha Queridona, meu porto seguro. Te  sempre! 
..................
Nosso presente! O panô amor de mãe do Atelier Caseiro saiu nas melhores fotos da semana do Banana Craft!
E, o dia foi nublado, com temperatura amena, queridos na casinha, paparicos para mãe, churrasco feito pelo pai e para fechar a tarde, bolinho de maçã com chá!
;) Que a semana seja agradável como foi o dia de hoje.

10 maio 2013

Relatos do Bazar Criativo

Quarta feira participamos de mais um bazar, desta vez sob o título de Bazar Criativo, na cidade de Taquara, onde fica a nossa casinha. 
O dia foi muito agradável, estava frio, mas um lindo sol nos fez companhia. O mais típico dia de outono. 
O bazar aconteceu nas dependências da Loja Criativa, as 'lindezas' foram distribuídas por todos os ambientes, já que na área externa estava muito frio. Aproveitamos o amplo espaço do local e tornamos o bazar bem acolhedor. Nem o carinho de mãe com o chá quentinho e o chimarrão sempre novo preparado pela Maria, faltou!  
Não faltou nada! Até notícia no jornal NH, de cobertura regional, nós fomos. Sobrou alegria, disposição e fofuras. 
Levamos os panôs Amor de Mãe, patchwork forma o coração e como o suporte, uma linda flor do cerrado. 
As abelhinhas para quarto infantil, podem ser em vidros ou espelhos e são cheias de estilo com suas pérolas no pescoço.
Cases para smartphone, câmera digital e tablet ou netbook também agradaram bastante. Foi a primeira vez que levamos para bazar e as vendas foram bem significativas.




Mas, sem dúvida o porta prendedores de roupa com a frase 'Pendure a alma no varal e deixe que as coisas ruins evaporem' bordada no avental foi o 'queridinho' da vez!
Já eu, tive essa mesma sensação de ser a 'queridinha' da vez quando a Ju, do blog Ju Arte na Praia chegou com chocolatinhos e uma linda xícara de café para alegrar ainda mais meu dia. Jú, conhecê-la pessoalmente foi muito especial. Adorei tua presença e teu carinho, ainda mais, o esforço que fizestes para vir de longe e prestigiar o evento. Mais uma vez obrigada, por teres incluído o bazar, no meio da viagem familiar! 
Os agradecimentos são extensivo as gurias da Loja Criativa, as parceiras de bazar, a jornalista querida, aos familiares, amigos, clientes conhecidos e anônimos que prestigiaram o evento e tornaram este dia tão especial. 
O sucesso, já nos faz pensar em um novo momento, para estarmos juntos outra vez. Até breve! :)
Se você se interessa por bazares, AQUI escrevemos algumas dicas que podem ser úteis.

04 maio 2013

A arte de tingir tecidos

Divertido é fazer arte! Hoje pela manhã brincamos com algodão cru e tonalidades para o tom de pele. 
O resultado foi este da foto abaixo:
A flor clara indica o tecido original, bem clarinho. Já a flor escura, indica o resultado após o tingimento. O tecido escureceu dois tons, ficou com um aspecto menos branco, que remete ao bronzeado saudável de verão.
Muitas pessoas acham trabalhoso tingir tecidos, não sei se é porque já estamos acostumados com esta tarefa por aqui, mas cada vez que ponderamos custo-benefício, trabalho-satisfação  temos a certeza que vale o esforço.
Acredite, sempre vale a pena buscar tecidos exclusivos com tonalidades diferentes do padrão industrial.  Sempre compensa o trabalho de fazer diferente, de recriar, de inventar.
O criar é muito mais divertido, é gratificante. É o desafio que conquista e encanta dia a dia, não deixando que a rotina se torne massante e acabe num simples reproduzir em escala industrial. Fazer arte é ter a certeza de clientes seletivos e especiais.
Obrigada aos que valorizam o trabalho do Atelier Caseiro. É para vocês que nós estamos trabalhando hoje, tarde de sábado.

03 maio 2013

Sexta Inspirada!

Dias que antecedem bazar, são sempre dias de trabalho intenso. É muita criação, muita produção e principalmente dedicação, para dar conta da rotina acelerada e carregada de serviço. Acumulam as encomendas e soma-se ao trabalho, tudo que será apresentado no evento. 
Lembrando que todo evento precisa ser elaborado, além dos produtos é preciso pensar na apresentação, nas etiquetas, no material que acompanha, na divulgação, convites, mídia... Não se engane, para um evento dar certo, é preciso dedicação. 
Assim sendo, nem a sexta-feira a noite escapa. 
A noite inspira ideias e, acompanhada da máquina de costura da vovó e das flores do cerrado, as ideias se tornam mais belas.
Claro que com apoio e mimo, até vira diversão! ;)

01 maio 2013

Feriado com trabalho!

Maio, seja bem vindo! 
Dia 1 - Feriado do Trabalho e honramos o dia com costuras e fofuras. Nada de folga por aqui, falta uma semana para o Bazar Criativo e as costuras estão em ritmo acelerado. Projetos em andamento. Encomendas chegando e partindo. Hoje, elaboramos este case para câmera fotográfica doméstica, porque com trabalho ou na folga os 'cliks' são bem vindos, registram bons momentos e preservam para sempre a memória, mas preservar a câmera também é fundamental.

Têm alça para ficar segura no pulso. Na frente (acima) um bolsinho extra, pode guardar cartões de visita, alguma anotação, tickets de metrô. Na parte de trás (abaixo), um bolsinho com zíper, para guardar uma bateria reserva, um cartão de memória extra ou mesmo um pen-drive para armazenar as fotos.