26 agosto 2013

Tudo junto & misturado!

Não tem como começar a escrever, sem agradecer os comentários e toda solidariedade que veio depois da pimenta do último post. De saldo, quem não se importa com o tempero passou bem e quem não é adepto da pimentinha malagueta, nem provou. Ou seja, a falta de educação de poucos reina soberana sobre a gentileza da maioria. Isto ainda dá pano para manga, mas hoje não falaremos sobre o assunto.
Hoje o papo no blog é leve! 
Quem gosta de costura, repara nos bastidores de tudo que acontece entre pontos, linhas e tecidos? Para nós, os bastidores da costura exercem grande fascínio. Volta e meia fotografamos um detalhe, um acabamento, um item do dia a dia, sem pretensão e ao mesmo tempo com todo amor. Essas fotos tem aparecido com bastante frequência nas nossas mídias sociais. Quem de vocês também gosta de ver o lado menos glamouroso e mais real da lida artesanal?

Falando em lida, muita produção tem surgido por aqui. Algumas peças já podem ser compartilhadas, outras ainda não. Uma que divulgamos é o porta passaporte, ideal para manter a documentação reunida num só local. Um bom presente de fim de ano, principalmente para quem já tem férias de verão programada.
  

E, para quem prestou atenção, havíamos comentado que no final do mês teríamos novidade.
Dia 06 de setembro temos encontro marcado.
:) Vamos dividir conhecimentos, dicas, contar um pouco da nossa história com a costura e certamente aprender com vocês, porque assim é a vida, quem ensina, aprende também!

20 agosto 2013

Hoje tem pimenta

E um post que poderá ser 'ardido' para alguns.
Os dias têm sido acelerados por aqui, muito corta & costura. Novidade bacana para o final deste mês, bazar em Porto Alegre no inicio de setembro. Com todo agito vêm algumas reflexões, que tornam este post um daqueles 'apimentados' que por vezes escrevemos.
Sabemos que muitas pessoas reconhecem o trabalho artesanal em todas as suas etapas. Outras não, por ingenuidade, por nunca terem visto a produção ou por esperarem que tudo tenha valor 'made in' que por vezes esconde mão de obra barata em regime de escravidão. Nem tanto o céu nem tanto o mar, sejamos justos.
Já comentamos outras vezes que artesanato dá trabalho e em muitos casos é o trabalho, função ocupacional de muitas pessoas. Envolve pesquisa, dedicação, erros, acertos, como qualquer outra atividade. Uma peça não 'nasce' sem moldes, sem tentativa, sem experimentação. Até a foto final de um produto, tem muito chão, tem suor, tem horas de trabalho. É isso que nos move, é isso que dá entusiasmo para recomeçar a cada dia, que paga as contas e nos enche de orgulho. Então, não banque o 'espertinho' as custas dos outros. Se você faz artesanato divulgue a sua arte, seu talento, seu produto, a sua marca. Mas tenha em mente que ser educado, ainda é a alma de qualquer negócio. 
Parcerias são bem vindas, boas marcas se promovem e tem espaço para todos. 
Algumas regrinhas de boas maneiras: 
1) É feio tentar se promover as custas de trabalho alheio. Se você varreu a casa, ótimo, mas se foi uma diarista, não diga que o trabalho da casa estar limpa foi seu. 
2) Se você curtiu um trabalho de uma determinada marca, lembre-se que o trabalho tem marca. Calça jeans é calça jeans, mas pode ser Calvin Klein, Cantão, C&A, José Paulino ou qualquer outra marca de qualquer valor.
3) Se você quer promover a marca que você curte e usa, faça a propaganda boca a boca, recomende aos seus queridos. O resto do marketing a própria marca faz, tenha certeza disto.
4) Viu na rede social e quer compartilhar a foto para ver se a costureira da esquina faz igual? Ético ou não, é direito seu, faça por mensagem privada. O mundo não precisa saber que você tem só uma cópia da Monalisa cujo original está no museu do Louvre.
5) Ainda nas redes sociais, quer compartilhar uma foto belezinha? Curta a foto, avise que irá compartilhar e faça isso com os seus contatos sem tornar a foto uma referencia pública, ou melhor, faça com o amigo específico, que curte aquele tipo de foto. De preferência expresse a razão do compartilhamento. Passo a passo: Curtir foto > Adorei o biscoito decorado, vou compartilhar > Queridos, olhem que foto linda, o biscoito FULANINHA decorado com o nome da minha filha. Eu adorei e resolvi compartilhar com vocês esta belezinha.
6) Se você deixa um comentário num blog é porque você gostou do assunto, do blog, do autor da mensagem, ou é porque quer retorno para o seu blog? Pense nisso. Se o autor do blog quiser contatá-lo basta acessar o perfil, mantenha atualizado, com um cadastro de email, e será fácil o contato. Você não precisa assinar o comentário com nome, link, CPF, RG e telefone de contato. Acredite, é totalmente desnecessário e ainda corre o risco de virar SPAN.
7) Você faz crochet (ou qualquer outra coisa) ótimo. Você pode trocar mil figurinhas com quem faz, mas entenda,  quem acessa uma determinada página, quer saber daquela marca. Então nem adianta você deixar um recadinho do tipo: Que lindo eu também faço crochê para vender! Seguido do nome, link, CPF, RG e telefone de contato. Se o cliente está ali naquela página, está porque quer, se ele estivesse perdido, faria buscas no Google!
8) Você curtiu muito a foto de alguém, algum trabalho? Legal! A foto não é sua, faça uma igual, parecida, semelhante... Faça a sua foto, divulgue a sua foto. É bem mais bonito do que  entrar na casa de alguém, abrir um álbum de fotos, retirar a fotografia e levá-la embora para exibir num porta retrato e dizer: foram minhas ultimas férias, meu casamento ou nascimento do meu filho. Foto possui direito autoral... Repara que em qualquer foto de jornal ou revista o nome do fotografo aparece numa legenda. Não é a toa. 
Claro que este post não é um manual de boas maneiras,  nem se esgota nestes poucos itens. Se você achou tudo uma grande bobagem ao menos considere as palavras de Glória Kalil que têm muito mais cacife para falar de educação: "As regras de boa educação aplicam-se em tudo, até no mundo virtual. A mesma educação do dia a dia com familiares, amigos, colegas de trabalho e desconhecidos deve ser aplicada no mundo virtual".
Boa educação não custa dinheiro mas valoriza o ser humano e não menos importante gentileza gera gentileza.  Bom dia!

15 agosto 2013

LoVe

Dia gelado, mãos geladas. Ok é inverno, a chuva parou e o sol apareceu tímido no meio da tarde. Neste gelo todo salva-se o coração... 
Um coração bordado a mão no linho, esquecido no fundo da gaveta. Não lembro exatamente quando o bordado foi feito, mas hoje ele ganhou vida na moldura degradê rosa!
É a certeza que em algum momento o amor desabrocha. =)

12 agosto 2013

Com meus botões!

Simplesmente é amor. Amor ao trabalho. Amor a costura artesanal. 
Amor aos tecidos e linhas. Amor as cores... Amor aos botões e o quanto estas pequenas peças valorizam um trabalho. Ah os pequenos detalhes, distintos e eficazes na arte do encantamento. Verdade que muito dos trabalhos é feito a máquina, mas é a parte feita a mão, pontinho a pontinho que torna tudo singular. Praticamente o ponto decisivo, entre ser igual, ou ser especial ♥  




11 agosto 2013

Dia dos Pais!


05 agosto 2013

Estampa que fala por si!

Vocês conseguem imaginar o SOS luz* com outra estampa de tecido? A gente não!
É por isso que falamos, sem nenhuma modéstia, que o tecido é a estrela dos nossos trabalhos. Nós investimos neles, levamos horas selecionando e relacionando estampas com determinados projetos. Nós buscamos estampas diferentes, nós importamos metros e metros deles para as nossas costuras e também temos tido excelentes resultados com produtos nacionais, onde as indústrias vem melhorando a qualidade a cada dia.
Somos exigentes aqui no Atelier Caseiro. Somos perfeccionistas e por vezes somos até chatos, mas é essa determinação que nos move e fazemos isto para vocês, nossos melhores clientes, os mais exigentes :)

Uma foto que foi postada 43 meses atrás no Flickr
Diferença notável não? E o produto é o mesmo!
*SOS luz > Para acabar com o sufoco da falta de energia elétrica, ele garante vela e fósforos a mão, basta pendurá-lo algum cantinho de fácil acesso. Praticamente os primeiros socorros da escuridão!

04 agosto 2013

Atualizando...

Que lástima, mais uma semana passou e estamos aqui de novo com o post Dominical. Parte culpa da semana corrida, parte culpa da mídia virtual  instantânea tipo Instagram e Facebook, mas como sabem mais dia menos dia, nós estamos aqui no blog também. Gostamos de escrever e adoramos os comentários deixados por aqui.
Incendiando as costuras com os fósforos, assim é o ritmo aqui, quente, intenso e vibrante... Porque um atelier morno não nos serve!
O velho e atual estojo rolinho para lápis de cor, não cansamos dele, não enjoamos dele, nós o adoramos! Sim, cada um que sai daqui é um 'filho' que ganha asas e vai para o mundo. O estojo é nosso xodó. 
A bolsinha ganha alça! Perfeita para carregar o básico da balada e manter as mãos livres. Ui!!!
Onde nasce bolsinha, nasce bolsão! Que empacou pelo comércio fechado no Domingo e a falta de um zíper marinho de 60cm. Tudo certo, amanhã finalizamos o projeto.
E o melhor, a certeza de que quando se faz bem, o retorno vem, mais uma vez estamos nas melhores fotos da semana do Banana Craft com nosso bordado da menininha!
Um lindo restinho de Domingo para todos vocês e uma ótima semana para todos nós! Pipoca e café, quem quer? ;)