28 outubro 2013

:)

Segunda-feira e a rotina vai sendo retomada devagar. Retorno para atividade física, tecidos lavados, e-mails respondidos, mensagens trocadas, ordem no Atelier e companhia da Fofoléti, juntas produzimos várias pulseiras, afinal de contas, 'são tannnntas bolinhas coloridas'. Como disse a Renata, eis uma Carmen Miranda loira e de olhos azuis.
As férias ainda estão fresquinhas na memória, no corpo descansado e na mente tranquila, depois de alguns dias na serra gaúcha, seguimos para a capital Porto Alegre, na quinta feira passada. Passeamos um pouco pela cidade, encontramos amigos e claro, não deixamos escapar a feira Artesanal no Barra Shopping. Fomos na sexta, inicio da tarde estava bem tranquilo, depois foi enchendo. Excelente atendimento em alguns stands, em outros nem tanto. Nenhuma novidade, mas foi bom andar pelos corredores e ver material de scrap, pintura, perfumaria, alem dos itens de costura. Essa miscelânea enriquece a feira!
Como falamos sempre, feira nem sempre é o melhor local para compras, é cheio, é atropelado, se obtém poucas informações sobre os produtos, mas é preciso prestigiar, valorizar quem está lá de pé todo o dia, recebendo, acolhendo, vendendo e trocando experiências... É preciso conhecer, obter contatos, endereços... Quando se está disposto, o resultado disso pode ser bem proveitoso. E, mesmo que a razão tenha nos acompanhado, em alguns momentos cedemos a emoção vence e no fim saímos de lá com algumas sacolinhas. O resultados das aquisições logo começarão por aqui. Abaixo um belíssimo trabalho, figura da Frida Khalo que estava exposto por lá.

27 outubro 2013

Voltamos das férias!

Conforme tínhamos avisado a semana que passou foi de folga aqui na casinha. Mini-férias! Uma semana deliciosa. 
Recebemos uma amiga querida que veio lá do norte do país, para quem não sabe, já estive no estado do Pará e foi lá que conheci a Renata Segtowick, ela é designer e foi quem fez a logo do Atelier. Quando ela disse que estava pensando em vir passear aqui no Sul, foi a 'desculpa' para uns dias de folga. Começamos por Gramado e Canela na serra gaúcha. 
 


Estas três fotografias acima, são da Casa do Imigrante Italiano, localizada na Praça das Etnias em Gramado, tão fofo, tão craft, tão a nossa cara, tão casa de vó, da minha bisavó, da minha avó!


Pegamos sol, pouca chuva, passeamos muito e cruzamos com outras belezuras nos nossos caminhos, verdadeiras relíquias, algumas pertencendo a acervos de museu, outras passando de geração por geração e mantendo a tradição na família.

Lindas máquinas, com suas histórias, com metros de linha costurada, com identidade marcada! Quem não se sensibiliza com isso? Quem não sonhou, imaginou ou desejou em algum momento da vida de artesã um ateliê assim? Antiguinho, acolhedor ou totalmente 'vintage' para os anos dois mil e bolinhas...
Claro que o roteiro não foi só de encontros com máquinas de costura, ao longo dos próximos dias conto mais das férias. Uma ótima noite de Domingo e uma excelente semana para todos nós! 

20 outubro 2013

(Mini) Férias... Já voltamos!

Hoje foi dia de encerrar a lista de pendências e deixar tudo certinho para fechar as portas da casinha. Calma gente, só uma semana, no dia 27 reabrimos portas, janelas, tiramos o pó, arregaçamos as mangas e voltamos ao corre-corre diário.

Não vamos longe, mas aproveitaremos para descansar mãos, ombros e costas, deixando tudo alinhado para o batidão de final de ano. Que venham muitas listas mais de pedidos para o papai Noel.
Afinal, novembro já está batendo na porta, temos bazares confirmados, já temos listas de presentes agendadas e queremos dar conta de tudo e atender todos aqueles que prestigiam nossos produtos! :)

A última tarefa da lista de hoje, foi o molde, a peça e a divulgação da nossa próxima aula, um porta jóias!

E, para encerrar o Domingo com chave de ouro, partir para as férias e voltar com vontade de fazer mais e melhor, nosso avental multi uso está nas Melhores fotos da semana do Banana Craft, mais uma vez foto nossa escolhida e sempre recebemos isso com a alegria da primeira vez que uma foto nossa circulou por lá, é sempre uma satisfação esse reconhecimento! 
Voltamos dia 27.
Hasta la vista baby!

17 outubro 2013

Hoje na casinha!


Brincando com as embalagens do Atelier, as unhas recém feitas... Porque um pouco de diversão não faz mal a ninguém.
Ontem foi dia dos professores e claro, não esqueceríamos dos nossos mestres, tantos que passaram no tempo, mas permanecem inesquecíveis na memória e no conhecimento transmitido... 
A professora Lucia, lá do jardim de infância. A Jana e o Zenar, que salvavam meu (des)conhecimento com os números nas aulas de matemática. 
Professores do cursinho, que ensinavam divertindo, Régis, Zé, Marcão, Miltinho, o Moreno que depois do cursinho acompanhei pelo Sarau Elétrico em muitas terças regadas a chopp gelado depois das aulas da pós graduação.
Antes da pós ainda teve toda a faculdade e a inesquecível Maria Aparecida que fazia os neurônios fritarem nas aulas de neurobiologia, ah quantas sinapses neuronais para tantos aprendizados! A Adriana no primeiro estágio voluntário da faculdade e a Denise minha mestre no primeiro estágio curricular obrigatório.
As professoras da Pós, com certeza todas inesquecíveis...
A Maria Helena que me ensinou a ligar uma máquina de costura. 
A Raquel que regra diariamente os meus exercícios físicos.
Pai & Mãe, professores da vida. Irmãos, professores na arte de compartilhar, ou de brigar para não partilhar.
Amigos são mestres na arte do bom humor diário... 
Teve professor de catecismo, auto-escola, inglês, italiano, professor de photoshop, de vôlei...
Gente, tanta gente! Tantos mestres temos ao longo da vida. Quantos professores ainda terei? Espero que muitos!
Quanto aprendizado, quanto ainda está por vir? Só resta agradecer e homenagear todos os professores pelo dia 15 de outubro!

Se ontem foi o dia dos professores, hoje foi dia da nossa mascotinha Kika. Nossa Guerreira, completou 10 anos. Depois de quase perdê-la um mês atrás hoje foi dia de afofá-la!

Também foi dia de cortar, costurar, empacotar, enviar orçamentos... Dia de trabalhar! ;) 

10 outubro 2013

Avental multi-uso para bazar.

Estamos trabalhando para melhor servi-los! A frase acima é um tantinho clichê mas perfeita para este post.
Cada local de bazar tem suas peculiaridades e desafios, o nosso último bazar, lá no Xica Café nos fez usar todos os centímetros dos bolsos de uma calça jeans. Celular, caneta, bloco, dinheiro, moedas e uma calculadora girando pelas minhas mãos, as mãos da outra expositora e o balcão. Deu tudo certo, mas não precisamos desse sufoco.
A solução encontrada foi um avental. A primeira ideia era um cinto tipo de marcenaria, mas não era fofo para o nosso padrão multi-funcional. Depois pensamos em um avental de jardinagem com bolsos, encontramos um modelo bonitinho a venda pela internet, mas a loja era em Portugal. No 'China'Express encontramos outro modelo, mas ao contrario de outros produtos para este, o frete era caro e o produto era preto e sem graça.
Pensa daqui, dali, olha moldes, busca fotos, folheia revistas, chegamos neste resultado que satisfaz nossa necessidade. 
Vários bolsinhos, um bolso maior tipo canguru onde estão as mãos e no avesso um bolsinho de 'segurança' fica escondido junto ao corpo. 
;) Que venha o próximo bazar! 

06 outubro 2013

:) Domingo com costuras!

 
Domingão, teve preguiça pela manhã, almoço gostoso, sol iluminando a tarde com costuras para bebê.
Babador/babeiro e protetor de ombro em piquê, com fita/passamanaria de algodão e tecido atoalhado no avesso, mantendo pais e bebê bem sequinhos, um elegante kit para compor o enxoval de recém nascidos.
;) Ame seu trabalho e trabalhar num Domingo é pura diversão!

05 outubro 2013

Fechando o sábado!

Sábado a noite, agora não chove, mas tivemos muita instabilidade, com chuva e sol disputando lugar ao longo de uma semana que foi corrida. Costuras, bordados, caixinhas, pacotes... Dias envoltos com encomendas e produção. Chegou uma hora que um bolinho se fez necessário, bolo com lembranças de vó, receita dela, a cara da infância, de quando meus pais viajavam e ela ficava me cuidando. ♥  
BOLO DE CENOURA DA VÓ
400g de cenoura picada grosseiramente 1/2 copo de óleo 4 ovos 2 1/2 de açúcar (uso só 2) 2 copos de farinha de trigo 1 pacote de fermento *PODE ser usada farinha de trigo que já vem com fermento. Bater bem no liquidificador cenoura, óleo e ovos. Em uma tigela: O creme do liquidificador + açúcar, farinha e fermento. +-30/ 40 minutos, forno 180ºC em forma retangular, untada e "enfarinhada" COBERTURA: 
7 colh açúcar 3 colh choc pó 2 colh manteiga temp. ambiente 2 colh leite Bater/misturar estes ingredientes até ficar pastoso. NÃO vai ao fogo. Despejar a pasta sobre o bolo recém tirado do forno. Depois contem como ficou!

Os mascotinhos da casa vão bem! Neni é um querido e Petit faz arte todo tempo, ganhou o cachorro num dia e no dia seguinte o pobre já não tinha uma das orelhas, hoje, já está sem nenhuma! rsrsrs Kika, depois do susto de duas semanas atrás, está ótima. Já parou de usar dois medicamentos e não pode comer ração industrializada. Ontem, dia de São Francisco de Assis, agradecemos! :)

Hoje pela manhã tivemos aula e alunas super empenhadas, queridas, afoitas por aprender, e uma certeza: quem ensina, aprende também! A manhã foi uma 'delicinha'. 
Se a manhã foi com aula de costura, a tarde foi com costuras. Costuramos bolsas, relembrando o início do Atelier, e falando em inicio, este é o post 502 deste blog. Quando cadastramos, o pensamento recorrente era o que iremos escrever? De onde sairá a pauta? Teremos assunto?
Até hoje, não temos pauta, não temos posts diários, usamos bastante da intuição e já somamos quase 500 seguidores. Então, hoje agradecemos todos vocês, leitores queridos, assíduos que deixam comentários ou anônimos desse mundo virtual, o blog é para todos!

03 outubro 2013

Kit bebê, sempre na moda!

 
Tem coisas que nunca saem de moda, a gente faz vários produtos, passa por fases e as coisas fofas de bebê sempre estão listadas para produção. Ok, determinados produtos são sazonais e bebês nascem o ano todo. Verdadeiro, mas não só. Elegância, bordado, produto exclusivo é muito amor num presente, não é? E, muitas pessoas reconhecem isso. :)
Semana cheia, tempo nublado, previsão de chuva para o final de semana, temperatura amena e o que anunciamos? Hoje tem pipoca e Fofoléti na casinha, mas há muito trabalho para os próximos dias, incluindo final de semana.