28 janeiro 2014

Cuidado! Atenção com seu lixo.

Pessoal hoje o papo aqui é muito, muito sério. Não é post apimentado, daqueles sem papas na língua, mas o assunto demanda a mesma atenção, combinado?
Vocês já pensaram na forma com que descartam agulhas quebradas ou velhas, alfinetes tortos, lâminas do cortador circular ou botões com grampos de metal?
Se pensaram e encontraram uma alternativa segura, ótimo. 
Se não pensaram, agora é a hora.
Materiais deste gênero não podem ser descartados em lixo comum. Vocês conseguem imaginar um papeleiro enfiando a mão numa sacola com lixo assim? Eu consigo e a imagem que vem a mente é um filme de terror. Tem o lixeiro, que certamente ficará dias afastado da sua função ou, mesmo que o saco de lixo não cause ferimentos a estas pessoas, você imagina o material rolando numa esteira em algum centro de reciclagem de lixo?
Gente além de uma ação responsável, o descarte de lixo assim, é uma obrigação, é respeito a integridade física do próximo. 
Se alguém espirito de porco estiver pensando que uma agulhada no dedo não é nada, mude o pensamento, por favor. Pode não ser para quem trabalha com costura, eu mesma, toda hora levo uma espetada numa das mãos, mas para quem não tem nenhuma relação com o serviço é desnecessário e perigoso, e nem para um inimigo desejo um corte com lâmina circular, geralmente profundo e sério. 
Então, o que fazer com o lixinho? Guardar para eternidade? 
Não! Claro que não, faça apenas o descarte adequado.
Estas caixinhas amarelas de papelão são bastante utilizadas em ambiente médico/hospitalar. Nelas os profissionais descartam agulhas de seringas usadas, lâminas de bisturis, materiais perfuro-cortantes contaminados que serão encaminhados para a coleta e tratamento específico deste lixo.
Aqui no Atelier não temos uma caixinha destas, juntamos o material num potinho e de tempos em tempos descartamos. Você pode falar com seu ginecologista, no hospital da sua cidade, num laboratório de análises clínicas, com seu dentista, acredite não é complicado achar um profissional que faça uso destas caixas e ser um cidadão responsável que cumpre esta tarefa. 
Daqui para para frente, você não pode mais descartar este tipo de material no lixo comum, ok? Por um mundo mais humano, mais gentil, o exemplo começa por mim, por você.
Vale lembrar que esta é a forma usada aqui no Atelier Caseiro, a forma encontrada para solucionar o problema de descarte deste lixo, evitando jogá-lo no lixo comum, numa cidade onde a coleta seletiva de lixo é bem capenga e não há orientações referentes ao assunto. Não é uma verdade universal e talvez existam formas mais corretas ou pré estabelecidas em cidades onde a coleta seletiva esteja estabelecida e em pleno funcionamento. Se você souber, divida a experiência conosco.

19 janeiro 2014

2/3 de janeiro!

Janeiro já ultrapassou a metade e tantas coisas já foram feitas neste mês onde muitos curtem as férias de verão... E que verão, hoje estourando fácil nos 40ºC.
O mês que dá a largada para 2014, começou com tudo, tínhamos encomendas de vários queridos que gentilmente deixaram o prazo para janeiro, já que não eram presentes de Natal. Todos os agradecimentos pela paciência, só estamos devendo os aventais do Xica Café porque o tecido está em falta, mas vários outros já foram entregues:



Dia 6, participamos da Ceia de Reis na Loja Criativa, boa conversa, ótima comida e simpatias para um ano próspero.


Nunca havia participado desta ceia e fiquei com a sensação de um 'repeteco' de Natal, só que mais tranquilo e descansado. Gostei muito.
Porta passaportes partiram para o mundo, atendendo todos que aguardavam ansiosos as novas estampas de viagem.


Ganhamos mimos da "gringolândia"... Tão bom quando Fofolengos viajam e lembram do Atelier, tecidos, revistas, réguas e claro que os Fofolengos querem ver o material em uso. O desejo é uma ordem!
E a pendência maior do ano passado era dar jeito na montanha de retalhos. Daquelas montanhas que ou a gente encara, ou corre... Sim, estávamos quase correndo! Mas, desistir é um verbo pouco conjugado nesta casinha, persistir é mais a nossa cara. De um sem fim de restinhos de tecidos, agora temos cortes para patchwork.
Muitos quadradinhos e recortes dresden depois, os mais curiosos já perguntaram o que sairá daí, talvez uma colcha de retalhos e o que mais a imaginação deixar, sem pressa, sem prazo, será atividade das horas de recreio! 
E, com os retalhos finalmente em ordem, já podemos começar a juntar os retalhos de 2014? Não! Lição aprendida, não acumular o ano todo, organizar os retalhos mês a mês.

10 janeiro 2014

Entrevista para o Banana Craft




Hoje o post dispensa comentários, saiba tudo da história desta casinha clicando AQUI e acessando a entrevista para o descolado e antenado Banana Craft, um blog de referência sobre manualidade e artesanato do tipo DIY.
Daniele obrigada pela oportunidade! Feliz, feliz com o resultado da entrevista.

05 janeiro 2014

2014 - O primeiro bordado!

 
Tem coisa melhor do que começar o ano dando conta das encomendas? 
Tem. Começar o ano fazendo uma encomenda bordada! 
;) Tão bom juntar linha + agulha + pontinhos + tecido. Este foi o primeiro bordado de 2014, uma frase sugerida pela cliente, com um significado todo especial nestes dias de esperanças e disposição renovadas.
Que venha a primeira segunda-feira do ano, estamos prontos para recebê-la.

02 janeiro 2014

Simples assim!


Hoje o papo é longo, mas é inicio de ano, estamos descansados e uma leitura é bem vinda. Depois vocês comentam se valeu a pena ler o post. Esse texto era para ter saído em dezembro, mas diante da correria de final de ano, ele ficou para trás. 

E voltou hoje, depois da leitura do texto a seguir, na coluna do Rogério Mendelski, Jornal Correio do Povo(RS), 02.02.2014
"Primeiro dia de aula, o professor de 'Introdução ao Direito' entrou na sala e a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:
- Qual é o seu nome?
- Chamo-me Nelson, Senhor.
- Saia de minha aula e não volte nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Nelson estava desconcertado. Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala.
Todos estavam assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
- Agora sim! - vamos começar .
- Para que servem as leis? Perguntou o professor - Seguiam assustados ainda os alunos, porém pouco a pouco começaram a responder à sua pergunta:
- Para que haja uma ordem em nossa sociedade.
- Não! - respondia o professor.
- Para cumpri-las.
- Não!
- Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.
- Não!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça - falou timidamente uma garota.
- Até que enfim! É isso, para que haja justiça.
E agora, para que serve a justiça?
Todos começaram a ficar incomodados pela atitude tão grosseira.
Porém, seguíamos respondendo:
- Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor .
- Para diferençar o certo do errado, para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal porém respondam a esta pergunta:
"Agi corretamente ao expulsar Nelson da sala de aula?"
Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!
- Não! - responderam todos a uma só voz.
- Poderia dizer-se que cometi uma injustiça?
- Sim!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? Cada um de vocês tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos. Não voltem a ficar calados, nunca mais!
Vá buscar o Nelson - Disse. Afinal, ele é o professor, eu sou aluno de outro período.
Aprenda: Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia."


Toda esta introdução foi para chegar nesta foto:
Encomenda de porta passaportes. Perfeita?  Pronta? Quase, faltava apenas os botões. O que é nada para o corre-corre de dezembro. Entretanto, no porta-passaportes da Karina, erramos na hora de por o botão de pressão. Simples, basta retirar e colocar novamente. Mais ou menos assim. Poque às vezes dá certo, noutras não. Neste caso, não deu. Era tarde da noite, a vontade era xingar o mundo, praguejar o relógio, reclamar do cansaço, e se entregar ao sono. Poxa, porque errar logo uma peça bordada? Sério que não tinha jeito? 
A brasileira, que não desiste nunca, iria entregar o jogo, sem tentar uma solução? Não!
Uma solução seria ouro, naquele momento. E tentei!
Funcionou? Hummm para falar bem a verdade, tecnicamente funcionou, o botão abria e fechava. Mas honestamente não funcionou. Quando o botão errado foi retirado, forcei demais o tecido. Para colocar outro botão no mesmo lugar só remendando.

Olhando rápido, bem rápido as fotos acima, nem dá para perceber. É na parte interna, no fundinho da peça, e lógico que a Karina nunca iria perceber. Será?
Se ela for 
chata como eu, ela vira, revira, olha do avesso e percebe o remendo. Pois ele esta ali, bem visível, quase gritando! E ele continua aqui. Aqui na casinha.
Porque mesmo cansada, com sono, com dor nas costas, refiz o bordado, refiz a peça e entreguei a encomenda perfeita.
Por que? Mas porque refazer tudo?
Porque adoro Shakira com sua música LOCA, loca, loca?! Não!!!
Porque o certo é certo mesmo que ninguém faça ou veja e o errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo.
Karina, tinha o mesmo direito que Rose, Graziela, Soninha, Carolina ou qualquer nome que eu tenha bordado de ter um porta passaporte do Atelier Caseiro, perfeito! Sem erros, sem remendos, sem acabamentos mal feito. 
E é assim, com essa determinação, com essa vontade de fazer mais e melhor, mantendo a qualidade é que farei todas as encomendas, que atendei todos vocês, porque acima de tudo, tenho respeito por você, meu cliente! Cliente desta casinha!

01 janeiro 2014

Auguri!

Seja bem vindo 2014! 
Que seja um ano bom, um ano próspero, de muita saúde, alegrias, amor, e acima de tudo um ano de paz. E,quando a maré ficar agitada, ou quando a terra adubada faltar, que nos sobre resiliência para crescer e florir!
Que não nos falte trabalho, já que idéias e disposição, temos de sobra. :)