21 fevereiro 2014

Atelier Caseiro na revista Make

Para uns pode parecer bobagem, mas a gente comemorou muito aqui no Atelier Caseiro a notinha que saiu sobre o nosso trabalho, no Ponto de Encontro na revista Rita Paiva Make, edição de fevereiro/2014.
Não é uma página de anúncio paga, não é uma reportagem de várias páginas e se fosse a gente tem certeza que teria lindezas para mostrar e colorir o espaço! :D
É sim, apenas uma carta exibindo o nosso trabalho.  Mas é o nosso porta passaporte, a nossa costura, o nosso empenho diário e ficamos cheios de orgulho, com o sorriso de orelha a orelha contando para todo mundo. O melhor de tudo foi o carinho das amigas avisando da notinha, e depois receber das mãos da sobrinha Fofoléti a revista! 
_"Olha tia Nâna, tu tá na revista, é teu nome titia, as coisinhas do nosso Atelier!" 
Valorizamos muito isso, porque a Make é uma revista de circulação nacional, é referência para os artesãos, uma revista com excelente padrão qualidade, a Rita Paiva é dedicada no que faz, sempre marca presença nas feiras, esbanjando um sorriso no rosto e muita simpatia. Além disso brindamos como uma conquista porque eles devem receber um MONTE de mensagens, fotos de todo esse Brasil de tantos talentos, e entre tantos, selecionaram o trabalho aqui desta casinha. 
A gente ficou feliz pra caramba, mais ainda por ver na mesma edição nomes de amigas queridas, que batalham por um artesanato profissional e sério. É esse empenho que qualifica o artesanato do nosso país, só temos a agradecer.
Bom final de semana!

18 fevereiro 2014

Colcha de Retalhos * Quilt

Um tempo sem postar, dias de verão escaldante e de bastante trabalho.
Depois veio a chuva, trazendo uma temperatura um pouco mais amena e finalmente o projeto da Colcha de Retalhos saiu da gaveta. 
Quem nos acompanha, viu a odisseia nos primeiros dias do ano, quando uma montanha de retalhos foi cortada em quadradinhos. De tecidos bagunçados, eles se transformaram em pilhas ordenadas! 
No sábado, chegou a hora de juntar tudo, nasceram tiras coloridas, sem regra, intercalando tons, cores e estampas
Para quem adora tecidos foi tranquilo uni-los e acompanhar o crescimento desse projeto de patchwork. Até aqui, este foi o trabalho que mais se enquadra nos moldes do conceito de união de tecidos.
Só quaradinhos? Sim? Não?
Optei por intercalar com as listras de um colorido mais intenso.
Só tecido? Lógico que não.
Precisava acrescentar um bordadinho no último quadradinho da colcha, que de propósito, foi um tecido liso.
 
Feito isso, o topo da colcha estava finalizado. Ou seja, colcha pronta? Ainda não.
Foi preciso unir a parte inferior. Fiz um quilt reto, costura básica, na parte de cima e embaixo das listras coloridas. A intensão não era obter uma colcha estruturada, e sim, uma manta macia e aconchegante.
Para o acabamento nas laterais, viés colorido, seguindo o padrão das listras de união entre os quadrados de retalhos.
Foi gostoso acompanhar nas redes sociais a expectativa das pessoas pelo resultado final. Custou um pouquinho, porque o viés foi todo fechado a mão. Ontem a noite ela ficou pronta, abaixo a primeira foto dela finalizada. Claro que o feito, foi bem comemorado.  
Porque uma colcha? Porque desafios são fascinantes.
Fazer uma colcha de retalhos dá trabalho. E consome tempo.
O tecido já estava previamente cortado, mas rendeu trabalho para sábado de tarde, Domingo, uma horinha de intervalo na segunda a tarde e todo viés fechado ainda na noite de segunda.
É impossível? Claro que não.
Até porque ninguém precisa fazer tão rápido. Esse jeito meio insano é meu, é do Atelier Caseiro, fiquem tranquilos. Dá para fazer aos poucos, e certamente em menos tempo do que se imagina, a colcha estará pronta.
Costurar viés a mão, é coisa de doido?! Um pouco, a mão fica dolorida, mas o acabamento é perfeito e gosto de um bom acabamento. 
Vale a pena? Lógico que sim.
E o melhor de tudo, além da 
diversão, foi rever estampas e eternizar histórias do Atelier Caseiro. Por exemplo, o tecido rosa e o azul e branco da sequencia de fotos abaixo, estamparam roupinhas das minhas bonecas, lá na década de 80. Não precisa calcular o tempo, eu agradeço. ;)

Pac-man é um clássico da minha geração... E quantas horas construindo e desconstruindo castelinhos na areia, em outros verões, daqueles com três eternos meses de férias?!
 
Ah claro, o avesso, todos querem saber do avesso da colcha. Ele é a cereja do bolo!
Não fiz o clássico sanduíche manta e outro tecido. Simplesmente porque não quero uma colcha para cama, uma colcha para enfeitar e ser admirada de um jeito quase imaculado e intocável. Isso não faz meu estilo, nem caracteriza os produtos do Atelier Caseiro.
Quero usar, abraçar, afofar!
Tomar cafezinho depois do almoço no sofá e ter uma manta quentinha pra me enrolar no inverno...
Quero 'preguiçar' junto com a manta... Ler um livro na companhia dela.
Bordar com ela esquentando minhas pernas nos dias gelados do inverno gaúcho e já alerto que não me responsabilizo se o café depois do almoço emendar numa sesta pela tarde, será tudo culpa da colcha de retalhos. Tá eu empresto, se mais alguém quiser testar a gostosura colorida! 
No verso usei um cobertor de microfibra, macio, bem macio e aveludado, super suave ao toque.
Na foto seguinte, o detalhe do viés colorido arrematando a colcha e os cantinhos mitrados nas pontas.
 

A sobrinha Fofoléti, fez o controle de qualidade e aprovou. E não, ela não estava dormindo, pura sem sem-vergonhice, de quebra ainda perguntou se o Cantinho da Fofoléti vai ter manta também? Muita calma nessa hora.

Com todo desafio cumprido, vem a realização, o orgulho, as encomendas, o aprendizado e uma dica para compartilhar com todos vocês:
Ontem quando estava costurando o viés da colcha percebi que depois de um tempo a agulha começou a escorregar entre os dedos, mesmo lavando bem as mãos e sem suar, esta sensação persistiu. Lembrei dos ginastas que usam pó para secar as mãos.
Acredite, o talco será seu melhor amigo nesse hora! Coloque levemente na ponta dos dedos que seguram a agulha e assopre o excesso. Você terá uma agulha firme e isso facilitará bastante o serviço. Repita sempre que achar necessário. O talco que utilizei é sem perfume.
Se alguém ficou animado para costurar uma colcha, depois, por favor, volte aqui para contar o resultado. 
Beijo, ainda é verão, não dá pra ficar enrolada na colcha e tem muito trabalho agendado para esta semana. Até!

03 fevereiro 2014

Dica da Casinha

Quem costura não vive sem a companhia de um ferro elétrico. E quem usa o ferro, principalmente perto de manta acrílica sabe que os dois juntos não combinam. O ferro fica grudento e com a base 'queimada'. Há inúmeras 'receitas' de limpeza e até quem diga que a manta inutilizará a base do ferro por toda vida. Nada disso, nós temos uma dica simples para compartilhar:

Aqueça o ferro, desligue-o e retire o fio da tomada. Pegue um lencinho umedecido, desses para limpar bumbum de bebé e dobre bem, aqui temos esse do pacotinho vermelho porque eles são bem grossinhos,  esfregue bem o lencinho sobre a base do ferro. Não precisa força, apenas repita várias vezes em movimento de ir e vir. CUIDADO para não queimar os dedos, como o lenço é úmido e o ferro está quente, o lenço aquece, se preciso for, pegue um novo lencinho. Aos poucos você irá perceber a sujeira do ferro vai deixando o lencinho marrom. Repita o processo até que o ferro esteja limpo. Depois passe uma flanela, levemente umedecida em água, apenas para tirar qualquer resíduo e seu ferro e ele estará pronto para o uso.

O nosso ferro tem base teflonada, mas já testamos em base comum e também funciona. 
Não testamos outras marcas de lenço, nem se um simples lenço umedecido com água, teria o mesmo efeito. Façam seus testes e dividam conosco as descobertas.

02 fevereiro 2014

:) Olá!

Janeiro já se despediu, fevereiro chegou e o ritmo está quente! Literalmente quente, temos o verão mais quente desde que começaram as medições de temperaturas no RS. Ruim, bem ruim, mas correr não dá, então o jeito é ligar o ar condicionado e encarar de frente. Fevereiro é um mês mais curto, mas não de menos trabalho.
Impossível não animar com uma foto assim tão colorida! As cores sempre inspiram, esta junção de tecidos é encantadora. Ainda não é a colcha de retalhos, apenas a parte interna onde ficam os lápis de cor dos estojos rolinho, tão amados nesta época de volta as aulas!
E, para os que seguem nas férias, ou com viagem marcada para os próximos meses, tem porta passaporte, com destinos tentadores.


Que possamos seguir 2014,  com bençãos de Nsa. Senhora de Navegantes, hoje é dia da padroeira da capital gaúcha, ou da Iemanjá, Rainha do Mar.  Independente da crença, vale a fé, porque ela não costuma falhar. ;)