27 abril 2014

Uma colcha, um lago...

Um Domingo delicioso por aqui, céu azul, sol brilhando e um friozinho gostoso de outono perfeito para passear pertinho e curtir a natureza. Mais uma vez o destinho foi São Francisco de Paula/RS - Brasil, margens do Lago São Bernardo, ainda mais lindo com os plátanos avermelhados. 
Reparem na riqueza da tonalidade de cores das árvores ao fundo da foto! A colcha desta foto é a #2, com avesso de microfibra cinza.
As árvores dão seus frutos e o patchwork desta colcha é fruto de todo trabalho do ano passado, já que cada quadradinho foi retalho de peças executadas aqui no Atelier Caseiro. 
Num segundo em que o ventinho gelado deu trégua, a colcha mais aberta, na foto abaixo: 

A mãe natureza em todo seu esplendor! Não cansamos de olhar, de fotografar, de admirar e de agradecer. Com ela nos surpreendemos e aprendemos sobre cores, texturas, sobre mudanças. Natureza sempre linda e grandiosa!

















E quem foi que disse que as cores não são divertidas, abusamos delas, até nos sapatos.
Que nossa semana seja produtiva e divertida!

21 abril 2014

Hoje o papo é velho!

Nada como um feriado em plena segunda feira, tivemos um dia lindo de céu azul, temperatura bastante agradável e muito tranquilo.
Quem acompanha o blog, sabe que contamos aqui o que estamos fazendo, as novidades, o que pretendemos, e vez ou outra temperamos o texto com bastante pimenta, textos 'calientes' e diretos. O papo que segue é velho, mas selecionamos três postagens que valem uma re-leitura. 
São textos significativos e mesmo que um tempo tenha se passado da data da publicação, eles continuam atuais. Para acessar, basta um click sobre os títulos em negrito e o link o levará até o texto original.
BÓRA PENSAR foi escrito há mais de um ano e fala do valor do trabalho e tudo que está embutido no valor final. O preço das coisas vai muito além do material consumido e isto é bastante sério para quem faz do artesanato profissão.  

BASTA DE MIMIMI é um relato do trabalho artesanal, mas poderia servir para outras funções autônomas já que qualquer tipo de trabalho requer empenho, habilidades e ações. Foi escrito há mais ou menos um ano e meio atrás e segue valendo cada palavra publicada.
HOJE TEM PIMENTA ainda não fez aniversário de um ano e acrescentaria apenas uma pequena modificação no item 5, sobre o compartilhamento de fotografias. 
Hoje, penso que os amigos tem mais liberdade para os fazê-los pois  muitas vezes a intenção é só um elogio. Neste caso, bem específico, tenham em mente amigos, amigos mesmo, e não pessoas que são contatos mas não trocam uma palavra sequer e se intitulam amigos. Mais ou menos o caso de um colega profissional, pessoa com quem você convive diariamente, tem até afinidades, respeito e torce pelo bem dele mas nunca o encontra fora do ambiente ou horário de trabalho. Há um convívio diário, mas não há nenhuma intimidade para compartilhar um 'álbum com as suas fotografias'.
Por que relembrar estes textos? Porque são determinantes para um trabalho feito com seriedade e respeito. 
Por uma vida com mais sorrisos e menos aborrecimentos. 

20 abril 2014

A Costureira - Kate Alcott

É sobre este livro que falaremos hoje. Segue a sinopse: 
"1912. Tess Collins, independente e orgulhosa, não suporta mais limpar as salas de estar e as privadas da alta burguesia francesa e britânica. Seu grande talento é para a costura, e ela aspira a uma vida nova como estilista - mas sabe que o sistema de classes inglês dificilmente lhe dará chance para isso. Assim, ao saber que um imenso transatlântico partirá para os Estados Unidos, Tess vê sua grande chance de subir na vida. Ainda mais quando, por um golpe de sorte, consegue emprego como serviçal da famosa lady Duff Gordon, uma das maiores estilistas da época. Mal sabe ela que essa viagem, iniciada de forma tão auspiciosa, entrará para a História como o maior desastre marítimo de todos os tempos - o naufrágio do Titanic."
Quando li a descrição fiquei interessada e ganhei dias atrás o exemplar do livro. Só não terminei a leitura antes porque embolou o meio de campo com as tarefas da Páscoa. A forma como o livro foi escrito prendeu minha atenção. O fato de ter visto o filme Titanic corrobora para que as cenas fiquem ainda mais reais.
Não é um livro indispensável, ou que irá mudar a minha vida, mas a leitura apesar de narrar uma tragédia é leve, flui de um jeito gostoso discutindo valores que estão em pauta no mundo moderno, como verdades, mentiras, atitudes empreendedoras, política, ética e moral. Achei interessante essa abordagem, justamente porque o livro narra uma história de 1912.
Gostei e recomendo. Se você ler, depois volte aqui para me contar. ;)

O único defeito do livro, e fica o alerta ao revisor e a editora Geração, são os frequentes erros na grafia das palavras. Não um, nem dois, são vários erros. Não compromete o texto, mas percebê-los me soou como um grande descuido com o leitor e admito, incomodou. #ficaadica


Uma feliz noite de Páscoa para todos vocês, mais sorrisos, mais leitura e menos chocolates! 

18 abril 2014

Feliz Páscoa * Happy Easter


16 abril 2014

Cada sorriso dado, volta dobrado!

Oficialmente expediente encerrado nesta semana. 
Sim, em plena quarta-feira porque amanhã já temos feriado municipal, é dia de cantar parabéns para a cidade de Taquara-RS.
Lógico que na prática desta casinha, o calendário é sempre meio torto e não será bem o oficial, amanhã ainda entregaremos marmitinhas com os cookies e temos o enxoval do Miguel para ser finalizado. Aí sim, encerramos a correria de Páscoa!
Algumas pessoas mais próximas ficaram abismadas com o tanto de coisas que fizemos nos últimos dias, a começar pelo sem fim de cookies, foi um tal de colocar e retirar assadeiras do forno, etiquetar embalagens, imprimir os ingredientes, entregar, despachar por sedex, recusar pedidos de última hora.
Ainda teve academia para ligar o metabolismo na tomada, alongar a coluna, alongar tudo, tentar esticar até a alma e afinar a silhueta. 
Dormir mais tarde é tranquilo, acordar bem mais cedo é quase uma sentença de morte. Ainda que no modo zumbi, conseguimos dar conta de tudo. 
Respira, inspira, expira, não pira porque já estávamos na segunda e a semana acabará na quinta. Dorme 3-4 horas e acorda com cãibra, panturrilha dando nó! É o corpo pedindo trégua e um pouco de descanso. 
Tudo isso vale a pena? Claro que vale. Cada minuto muvucado vale muito a pena. 
Por mais agitado que seja, sempre sobrevivemos e ainda inventamos algo mais. Foi assim com os bolinhos de chocolate, praticamente a cereja do bolo!
Nos perguntaram o porquê dos bolinhos, se era assim, por nada mesmo. 
Por nada como os envelopes azuis de Páscoa?
Por nada não, nunca. É por tudo!
As pessoas que receberam os postais sorriram, e isso nos basta!
E as pessoas que receberam o bolinho, não fazem o serviço desta casinha, mas ajudam para que ele saia do jeito que queremos, direta ou indiretamente, são os figurantes, o pessoal dos bastidores, os nossos colaboradores e merecem sim, todo o nosso reconhecimento. 
Uma das pessoas que recebeu o bolo olhou com lagriminha nos olhos e disse que nunca havia ganho um presente sem motivo, sem ser aniversário ou Natal.  
Que engano!
Existe um grande motivo, o trabalho prestado ao longo de todo ano. Você gostou?
As lagriminhas transbordaram, o sorriso atravessou todo o rosto.
A pessoa podia ficar em silêncio, nem precisava dizer que podemos contar com ela. Sabem quando a atitude silencia a palavra? 
As lágrimas deram a resposta. Lágrimas de alegria.  Que podemos contar com ela, nós sabemos.
Pronto, valeu a pena. Valeu fazer o bolo, a cobertura, ralar o chocolate, lavar as louças, embalar, colar cartãozinho e entregar pessoalmente. Não é algo de outro mundo, cá para nós é até relativamente fácil, basta ter a iniciativa.  Basta realizar, e isto vai de encontro com a renovação de atitudes, com o dia a dia ainda mais feliz. 
Por uma vida com mais sorrisos! Faça ao invés de esperar. Tente ao invés de só sonhar. Sorria primeiro, comece, realize! Cuide da família, regue suas amizades, cative seus clientes, valorize seus colaboradores, ninguém trabalha completamente só, o dia a dia não é cor de rosa, mas não tem que ser manchete de página policial.
E, fique com uma certeza: cada sorriso dado, volta dobrado! :D

11 abril 2014

Postal de Páscoa!

Quem conhece nosso trabalho, sabe que vez ou outra, enviamos um postal azul com a nossa casinha estampada. Pode ser só para dar um oi, desejar feliz aniversário, feliz Natal ou mesmo para dar um 'abraço' a distância. Nesta Páscoa resolvemos brincar um pouco com o nosso postal.
Enviamos para alguns queridos (amigos e clientes) o postal dentro de um envelope azul, com um chocolate de Gramado e um pedaço de plástico bolha. 
Por quê? Por uma vida com mais sorrisos!
Quem resiste a um pedaço de chocolate?
E tem coisa melhor que estourar plástico bolha? Tão infantil, tão divertido... E todo mundo um dia foi criança!


Melhor que distribuir sorriso, é sorrir com o retorno de quem está recebendo os envelopes:

Cacá: "Ôh delícia começar a semana com um carinho destes ... Obrigada Atelier Caseiro, minha criança interior está dançando de tanta alegria e minha segunda já valeu a pena!" 
Flávia: Chocolate alegra a boca, cartinha alegra o dia e carinho de Aninha alegra a alma. Obrigada
Rodrigo: Resta dizer que o Atelier Caseiro é um caso único de relacionamento com clientes. Ana, você merece todo o sucesso do mundo! Gostei muito da surpresa!
Ana C.: "Cartinha linda em clima de Páscoa! Parabéns pelo trabalho incrível e encantador. Amei a lembrança".
Isa: Obrigada feliz pelo carinho que o correio deixou hoje aqui em casa!! Adorei. Feliz Páscoa meninas!!!! Um beijão
Dedéti: Chegar em casa e receber esse mimo é bom d+! Adorei a cartinha, Aninha. Bjs e muitos sorrisos !!! 
Bibiane: Recebi!!! Aninha, já comi o chocolate e estourei todas as bolinhas! Amei muito! Obrigada pelo carinho! Grande beijo!
Vários outros depoimentos chegaram, uns com fotos, outros sem. 

Tem amor maior?  
Por estas e outras razões, afirmamos que temos os melhores clientes e os melhores amigos são nossos. Zelamos estas relações e cuidamos delas.
Quer um sorriso? Sorria primeiro! 
Felizmente nossa lista de queridos vai bem além dos 50 cartões enviados. Que ninguém se sinta menosprezado por não receber o envelope, tentamos fazer um rodízio nas correspondências, porque nosso orçamento para isso é apertadinho, para outros gostaríamos de ter enviado, mas não tínhamos o endereço completo no nosso cadastro, pois são clientes próximos que compram direto conosco. Saibam que o carinho por vocês, é o mesmo!
Ah! Claro que tudo isso gera uma proximidade e disso sai alguma diversão.
O pai de uma cliente comentou: "Que correspondência chique, tem até brasão no lacre"
O amigo de um cliente: "Eles mandaram camisinha?" Não! Mandamos só um chocolatinho, se fosse camisinha a campanha seria: Por mais sorrisos e menos dor de cabeça! ;)
Outra cliente mandou recado no whatsapp ansiosa, torcendo para receber também. Vai receber!
É assim, nesse clima gostoso e cheio de sorrisos que encerramos mais uma semana. O nosso final de semana será lotado de cookies, da Culinária com Amor e o de vocês?