21 outubro 2010

Ecobag

Muito já se falou na mídia sobre este assunto. Existe até um site tratando do assunto www.ecobag.com.br . A intenção maior é incentivar o uso de sacolas de pano, reutilizáveis em substituição as tradicionais sacolinhas plásticas de supermercados e lojas em geral.
Por que fazer isso?
Para poupar o meio ambiente, no mínimo! Isso também poupa as ruas da sujeira, os encanamentos de entupirem em dias chuvosos, poupa o seu bolso, pois não pense que a (mal)dita sacolinha plástica é brinde do supermercado. Razões não faltam pra utilizarmos a sacolinha de pano, mas também não temos a intenção de radicalizar e listar aqui todas as razões para a substituição. Vamos relatar nossa experiência, afinal a primeira experiência com uma ecobag não se esquece!
Maio/2008: Não era moda ecobag no Brasil, pouco se falava sobre, nem eram vendidas em supermercados. Fizemos uma viagem a Patagônia, região fria, bem ao Sul da Argentina. Lugar lindo, natureza exuberante. Na cidade de El Calafate, que fica na Provincia de Santa Cruz, a economia gira em torno do turismo ecologico: Parque Nacional, glaciais, trilhas 4x4, nos passeios a constante lembrança para que nenhum lixo fosse depositado no meio ambiente.
Tudo muito bom, tudo muito bem até que no fim de um dia navegação pelos glaciais do lago Argentino, retornamos a cidade e fomos até o supermercado local.
Compramos comidinhas para saborear no hotel e nos passeios do dia seguinte. Até aí problema algum. Só alegria!
Passamos no caixa e tcharãn...
Ôh-ouuuuuu, onde estão as sacolinhas pra carregarmos as compras? Onde estão????
Não estão! Simplesmente não existem!
Com os olhinhos atentos percebemos que as pessoas colocam as compras em mochilas, nas bolsas ou nas suas sacolinhas...
Nós colocaríamos onde?
Haviam caixas de papelão, mas carregá-las e ao mesmo tempo caminhar sobre o gelo, não nos pareceu a opção mais acertada. Ok. Compramos uma sacolinha do supermercado, branquinha, simples, nenhuma logo, num feioso tecido estilo TNT, mas a sacolinha era resistente, atendeu plenamente a necessidade e sobrevive bravamente até hoje. Problema de como carregar as compras, resolvido.
Aquilo foi o máximo! Tinha tudo a ver com o espirito da cidade, a cultura, a educação e até com o lucro do mercado economizando em sacolas plásticas. Correto?
Não muito, a grata surpresa de El Calafate, foi 'frustrada' nos dias seguintes na cidade de Ushuaia, que fica ainda mais ao Sul, no Fim do Mundo. Cidade maior, portuária, com industrias e que também explora o eco turismo. Lá a mesma rede de supermercados utilizava sacolinhas plásticas, e por sinal em larga escala, praticamente dois itens por sacola. :(
................................
Toda esta experiência para dizer que mais do que atitudes, são necessárias mudanças maiores para que hábitos virem rotinas.

*Esta fizemos em 2008 para Nia

Aqui no Brasil, pelo menos aqui no Sul, houve um 'boom' no assunto, mas agora já não se fala tanto em ecobags. Elas continuam sendo vendidas nos mercados, mas pouco são os clientes que as usam. Um 'mea culpa' cabe aqui. As vezes esquecemos.

Fato: Alguns superpercados dão descontos a que utiliza ecobag, mas é pouco divulgado. Talvez mais válido fosse cobrar pela sacola de plástico, e reverter a renda a projetos ambientais. O assunto pode ser exaustivamente falado, comentado, argumentado... Não salvaremos o mundo da exploração capitalista, mas se cada um de nós fizer sua parte, melhora um bocado para todos.

Deixe uma ecobag na bolsa, no carro, no escritório. Qualquer uma, moderninha, estilosa, feiosa até, modelos não faltam. Nada importa, apenas um hábito mais ecológico e econômico.

*Essa bem simples, modelinho de supermercado.
=) Não é tão dificil e garantimos: Fazer o bem, sem olhar a quem, não machuca ninguém!

5 comentários:

Janaina disse...

Eu uso!
Na pior das hipóteses, levo em alguma caixa de papelão, que sempre tem perto do caixa.
No início, as pessoas ficavam meio assim, comigo, por que, quando eu esquecia de levar a minha sacolinha, eu queria pelo menos utilizar o mínimo possível de sacolas plásticas, e ficava plantada ao lado do encarregado de colocar os itens nelas, re-arrumando, de maneira que pudesse colocar o maior número de produtos dentro de uma sacolinha só. Hahahaha... era engraçado. Mas, que por outro motivo não seja, além da preservação do meio ambiente e tal, eu odeio ter um monte de saquinhos plásticos em casa. Não produzo tanto lixo assim, para dar vazão ao tanto de saquinhos, se for pensar em usar eles nas latas de lixo.

♥ Nia disse...

Por aqui também usamos e bastante!
Hoje em dia muitos supermercados nem dão sacos plásticos, vendem (para obrigar o consumidor a poupar e/ou trazer de casa)
Este post é bem familiar para mim, reconheço uma foto em especial :D

Paty disse...

Tb acho q deveriam vender os saquinhos plásticos por aqui, ou simplesmente não ter!

Meu mea culpa tb cabe aqui pq as vezes eu esqueço, mas sempre vou atrás de uma caixa de papelão para carregar as coisas...

bjs

Jud disse...

Olá,
Adorei seu blog, belo texto, tambem adoto ecobags e gosto de reciclar.
Estou seguindo,
Jud-artes

Ana Rivera disse...

Ai............ amei essa sacolinha modelo de supermercado!!! É linda....
Bjo