10 outubro 2010

Retalhinhos...

O que fazer com eles?
Quando mexemos com tecidos, mesmo com cuidado pra não haver desperdício de pano, invariavelmente nos deparamos com retalhos. Os maiores acabamos reaproveitando com certa facilidade para detalhe de alguma peça, uma necessaire pequenina, um bolso... Mas os retalhinhos, aqueles pequeninos, servem pra alguma coisa? Sempre acreditamos que sim, e um dia tínhamos a pretenção de empregá-los em algum trabalho.
Pois, esse um dia custou a chegar e os pedacinhos de tecido procriaram tal qual coelhos. Até que numa tarde chuvosa e com as encomendas bem encaminhadas, decidimos dar jeito neles.
A idéia inicial recaiu sobre o Balancim, forrar botões era uma boa pedida. Uma ótima ideia! Divertido, botões sempre são úteis, usamos muitos deles como detalhes dos bibs, do porta óculos... Entretanto, abstraímos o primeiro pensamento. Tínhamos botões demais e no momento nenhuma necessidade de aumentarmos o número deles.
Patch, foi nosso segundo pensamento... Mas patchwork com tecidinhos mini-mini, alguns medindo cerca de 3x3 cm? Sabíamos que isso era possivel, mas vale lembra-los que não temos prática nem formação nessa arte. Somos auto-didatas e o pouco que fazemos de patch, são as almofadas, nas quais usamos tiras de tecido maiores.
Só que a idéia agradou e resolvemos encará-la como um desafio. Cortamos em quadradinhos ou retângulos quais fossem as medidas, pouco importava. Não nos preocupamos com a métrica, apenas com uma forma que permitisse a costura reta. Não usamos a régua nem a base de corte, só 'olhômetro' e tesoura.
A ideia era apenas unir um pedacinho ao outro, formar tiras um pouco maiores e depois uni-las umas as outras formando um novo tecidinho.... o que tivemos de saldo foram blocos de tecido do tamanho de uma folha A4, talvez um pouco maiores.
Pra quem dava como perdido todos esses tecidinhos, de repente tê-los no tamanho de uma folha, é uma satisfação. Com um 'tecido grandinho' temos a possibilidade de fazer um babeiro, um porta lenços, um porta óculos, um alfineteiro, ... o que quisermos.
Talvez vocês estejam perguntando se valeu a pena? Para nós do Atelier caseiro, valeu. É um trabalho costurá-los. Demanda tempo, linha, máquina ligada. Mas é melhor que colocá-los no lixo, sem uso, desperdiçando materia prima e gerando mais lixo ao meio ambiente. O resultado apesar de não ser simétrico, ficou bonito e possivel de uso numa produção. Ou seja, o 'lixo' tornou a ser materia prima.
Voilá! Experimentem vocês também.
................
O que mais fazer com os retalhinhos?
#Um quadradinho, rechaeado com sagú aromatizado com essencia de perfume, e amarrado com um barbante vira um sache pra gaveras, roupeiros...
#Vários retalhinhos podem 'rechear' uma almofadinha pro seu pet.
#Uma bola de isopor, com retalhinhos colados com cola branca, pode ser enfeite de Natal, ou mesmo uma bolinha pras crianças se divertirem em casa.
A sua imaginação é que determinará: o caminho do lixo ou o luxo da criação!

7 comentários:

Laura Varga Levy disse...

ficou lindo!
eu confesso que guardo os pequeninos, de 3x3 para uma amiga, a carol, que faz milagres com eles!
beijos!

Janaina disse...

Aaaahhh... que fofo!=)
Outra sugestão é aproveitar o retalhinhos em patchcolagens. Depois de colado com aquele famoso papel termocolante, basta um caseadinho (ou pezinho de galinha, ou ponto alinhavo, etc...) para dar aquela bossa!
Bjim!

MARCI - AROMATIC THERAPY disse...

Ficou ótimo amiga..beijos e saudade...

♥ Nia disse...

Adorei o post! Adorei o patch! :)
Também aproveito todos os pedacinhos de tecido, todas as sobras. Na maioria das vezes, utilizado para finalizar as peças em ponto cruz, quando faço enfeites e almofadinhas :) Mas algumas vezes servem até para fazer simples testes de coisas que quero inventar hehehe Tudo se aproveita! :D

Anônimo disse...

Caraca, amei esse post!! Eu tb tenho muitos retalhos...a maioria deles eu uso pra encapar botões ou fazer fuxico.
Seu babeiro ficou lindo! E a toalha também!!!!!
Bj.

shi disse...

show de post :) os restinhos mais lindos fizeram um trabalho perfeito :)
meu sonho de consumo é uma colcha de retalhos :D aiii aiiii

beijocassssssssssssssss

Atelier Caseiro disse...

Laura que bom vê-la aqui.
Jana, sempre com boas idéias!
Marci marcando presença. Saudades tuas também.
Nia que bom que você gostou.
Isa use os retalhinhos todos. Vale a pena!
Shi... Uma colcha? Ai, ai lindo de morrer! Coloque a idéia em prática.
*Ü*