13 março 2011

Organizar é preciso!

Por aqui dias calmos após a Folia de Momo. Período de ajustes, planejamento, produção e principalmente organização. Entre bordados e costuras vamos andando em passos acelerados. No quesito organização, uma das tarefas foi a atualização das planilhas. Temos algumas que norteiam o nosso dia a dia, numa delas consta o valor médio praticados no comércio de todos os insumos que costumamos usar: tecidos, elásticos, acrilon etc. Nesta tabela anotamos os valores médios do metro, da unidade, um a um de cada produto por nós utilizado.
Em outra planilha, cada um de nossos produtos é catalogado, descrevemos exatamente a quantidade de cada material utilizado numa produção. Quantos centimetros de tecido, de viés, quantos botões, tamanho do zíper. Tudo! Assim, cruzando os dados de uma planilha com a outra sabemos exatamente o custo do produto no que se refere ao material adquirido. Depois calculamos outros gastos envolvidos, inclusive com embalagens, até que ao final, chegamos no nosso valor, e procuramos sempre praticar um valor justo! =)
*Google Imagens
E num desses dias em que a fada da ordem passou por aqui, fizemos a façanha de dedicar uma tarde, sim uma tarde inteirinha para organização dos tecidos 100% algodão. Fotografamos um a um, todos eles... Mais de 350 estampas! =O
Montamos um album com os nossos tecidos. Isso permitirá um melhor controle do estoque disponível e facilitará para o cliente escolher a estampa preferida. Entre nossas experiências percebemos que anexar imagens dos tecidos nos emails, estava nos 'roubando' muito tempo útil de trabalho, por outro lado não queríamos descartar o envolvimento do cliente na escolha, já que isso é parte da nossa proposta e justamente por conta disso temos poucos produtos pronta-entrega. Quebramos a cabeça, e surgiu esta possibilidade, montar um álbum no Picasa. Não é um album público, mas voltado para nosso trabalho e clientes. O tempo, soberano das respostas, avaliará o grau de eficiência para ambas partes envolvidas. (Atelier Caseiro/Clientes).
Com isso, acabamos o final de semana no descanso e a semana já inicia cheia de gás com caixinhas despachadas nos Correios e a produção debruçada sobre tecidos, agulhas e linhas!
Bom inicio de semana para todos!

5 comentários:

Duda Diet disse...

Oi flor, adoro passar aqui pra ver as novidades, to pra começar a quelaquer momento um curso de patchwork e confesso que não vejo a hora.

Me amarrei naquela necessarie laranja, a última do post anterior, achei lindíssima, qto será que custava uma e se vcs mandam pelo correio tbm?!

Bjoooooooooe uma semana de mto sucesso!

Beka disse...

Ana,
Adorei! Organizar é preciso, né?! heheh.
Bjs,
Beka.

Atelier Caseiro disse...

Duda, respondi no teu blog! =)
É Bekinha, as vezes é necessário.
Bom inicio de semana meninas!

Pitadasdilu disse...

Oi Ana ! Recebi o porta maquiagem do blog das Meninas Versáteis, fiquei encantada com ele, muito lindo, e que caprichosa que você é, atenta aos mínimos detalhes, meus parabéns.
Que Deus abençoe grandemente teu trabalho e tua vida.
Postei as fotos lá no blog.
Bjos, Lú.

♥ Nia disse...

Nem consigo imaginar quantos tecidos diferentes estão no catálogo!! Mas aposto que é um mais lindo que o outro :D
De certo que o tempo investido na organização vai compensar bastante no processo de encomendas! Muito bem :)