17 abril 2011

Dica de reciclagem > Correios!

Na proposta de reciclagem, deixamos uma dica!
Os Correios do Brasil só permitem uso de envelopes para postagem de papéis/documentos e vendem caixas oficiais para remessa de mercadorias nos valores de R$ 1,30 até a maior que custa cerca de 17 reais. Para fugir deste acréscimo de valor aos nossos produtos, já há algum tempo andamos reciclando invólucros de outros produtos industrializados.
O peso da caixa não é descontado na hora de pesar o que será remetido... É injusto, afinal num restaurante onde vendem comida por kilo o peso do prato é descontado. Quando compramos um produto no peso dele não está incluído a embalagem.
Enfim, aqui no Atelier Caseiro as caixas oficiais têm sido usadas apenas para postagens internacionais, não temos um estudo estatístico, mas a experiência mostra que elas parecem chegar mais rápido ao destino internacional do que outras embalagens. Já dentro do território nacional não percebemos diferença, as entregas tem demorado independente de como são embaladas.
Algumas caixas passam despercebidas mas são muito boas para uso nos correios... Caixas de café, cereal matinal, ou bombons não passam despercebidas independente da delicia gastronomica! =) Elas têm um tamanho que contempla bem a maioria de nossos produtos, fazem a proteção necessária e além de tudo são bem leves.
Sabemos que não são as embalagens mais bonitas, mas são funcionais. Além do mais, invertidas viram uma caixinha branca da cor de papel reciclado...Um carimbo fofo como o que utilizamos, feito pela Fabi Sehnen, dá o recado ecológico. Decotapes também fazem bonito nessa hora!
Em particular aqui na nossa cidade, a agência dos Correios só permite uso de caixa oficial ou caixa diversa forrada de papel craft ou branco. Mais um motivo para reciclar!
Fica a dica e aproveitem as caixas de bombons da Páscoa! *Ü*

7 comentários:

Unknown disse...

Legal, Ana, essas dicas ajudam bastante e o carimbo é algo bem original, bj

♥ Nia disse...

Gostei do carimbo =)
Reutilizar sou fã! Faço e toda a gente deveria fazer também, é impressionante a quantidades de seres à face da terra que ainda nem sequer reciclam =/

Beka disse...

Ana,
Adorei essa ideia! Sou fã de colocarmos em prática sempre que possível os 5 R's (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar)...
O planeta agradece!
Bjs,
Beka.

♥ Rafa disse...

Ótima mensagem, Aninha :)
Acho super importante tb..outra dica legal é guardar as caixas que vêm as coisas que pedimos pela net (livros, encomendas, troquinhas) e reutilizá-las :D

beijão
bom começo de semana linda

Pitadasdilu disse...

Oi Ana, amei essa dica, além de reciclar ainda economizamos um pouquinho.
Bjos, Lú.

Fabi Sehnem disse...

Sabe que nunca tinha prestado atenção que o peso da embalagem não é descontado... Só aqui mesmo.

Uso muito o carimbo por aqui tb. Ü

Bjossss

Fabi

Anônimo disse...

Oi , ótimo post, mas eu digo, que em nenhum lugar do mundo o valor do peso da caixa é descontado nos Correios, quando você come em um restaurante por quilo voce só paga a comida e não o prato porque voce não come o prato! he , He!!! Quando você leva pra viagem eles te cobram a embalagem também e pesam tudo junto. Abraços!