07 março 2012

Vergonha Nacional

Sou brasileira e por vezes sinto vergonha do meu país. Um país com dois pesos e duas medidas. De um lado, pessoas que trabalham, pagam impostos, andam na linha da ética e dos bons costumes. Do outro, o país da impunidade e do descaso, que parece rir de quem faz as coisas corretamente. O país que se ofende quando alguém arrisca falar mal. Pois aqui nascida, me permito tal atitude.
Dizem que o Brasil é dos países que tem leis para tudo... Seus códigos legislativos são grandes e completos. Entretanto, falhos! Existem as leis, algumas já ultrapassadas pelo tempo, outras tantas anuladas por medidas provisórias e afins.
País competente para poucas coisas e de uma incompetencia gigante para várias outras. Duas faces, como tudo na vida, dirão alguns de vocês. Verdade!
Mas nisso de ter dois lados, existem os que calam e os que não. Eu sou do segundo time, ainda que por vezes já tenha me arrependido e se for o caso, pedirei desculpas sem nenhum problema. Mas, desta vez, resolvi não calar sobre o fato ocorrido ontem, dia 6 de março nos Correios, empresa de abrangência nacional, sob jurisdição do Governo Federal.

Em 06 de fevereiro, um mês atrás, fiz uma compra on line em uma loja americana. Loja segura, que possui unidade física no país americano e da qual nunca tive problemas com o envio das mercadorias. Loja séria, provavelmente acostumada aos rigores da legislação americana. 
Como disse, nunca tive problema algum, sempre foram prestativos nos esclarecimentos e muito eficientes. Quem quem acompanha o blog, já leu sobre as falhas na entrega por parte dos Correios do Brasil.
Falhar, é uma coisa, somos humanos e passíveis de erros. Ainda aqui, não caberia a repetição deles, a falha serve para ensinar, não para persistir.
Porém, diferente de falhar, roubar é atitude de má fé, intrinsica ao carater da pessoa e provoca dolo. Existe a intenção de prejudicar alguém.
Antecedendo o roubo, a Violação de Correspondencia que também é um crime previsto na legislação brasileira. E foi o que aconteceu: Violaram a caixa com minhas encomendas e roubaram parte dela.
Como podem ver abaixo: o rastreamento da caixa, ontem (06/março) ela estava disponivel para retirada na agencia dos Correios porque havia sido tributada. Até aí tudo bem, é loteria somada a legislação, faz parte pagar impostos. Estamos todos acostumados com isso.
06/03/2012 15:30 AC TAQUARA - TAQUARA/RS Entregue
06/03/2012 11:43 AC TAQUARA - TAQUARA/RS Aguardando retirada
28/02/2012 22:26 CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Encaminhado para CTE PORTO ALEGRE - PORTO ALEGRE/RS
27/02/2012 19:04 CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para CTE BENFICA - RIO DE JANEIRO/RJ
27/02/2012 19:03 UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL Conferido
Liberado pela alfândega
23/02/2012 12:15 CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para RFB - TRIBUTADO - EMISSÃO NTS
22/02/2012 10:42 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
Em trânsito para RFB - FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
22/02/2012 10:41 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO - RIO DE JANEIRO/RJ Conferido
Recebido/Brasil
10/02/2012 00:25 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Conferido
Recebido na unidade de exportação
10/02/2012 00:25 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Encaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL - BRASIL
07/02/2012 15:14 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Postado
Fiz toda a transação, e retirei a caixa. Mas por alguma razão acendeu o sinal de alerta. Não foi só curiosidade em ver a compra. A caixa estava leve demais pra conter uma maquininha bem pequenina de carregar bobinas de máquina de costura, 1 yard de tecido e um livro grosso capa dura. Olhei a caixa e constava uma fita adesiva REACONDICIONADO - REEMBALADO...
Contraditório ao carimbo alfandegário que dizia TRIBUTADO S/ ABERTURA. Ou seja a alfandega aplicou o imposto de importação, mas liberou todo conteúdo sem conferencia. Sem violar a caixa. Porque abriram, qual a razão se a Receita Federal a liberou. Quem abriu? Se foi só para colar, pq não usaram uma fita simples dos correios? Ahhhhhhhh quantas perguntas pertinentes e todas sem respostas.
Abri a caixa e para surpresa ou estarrecimento deparei com um bolo de papel craft pardo amassado, exatamente o que mosta a foto abaixo:
Nada usual ao lindo e imaculado papel de seda branco que costumeiramente embrulha as encomendas dessa loja. Um LIXO no lugar do meu livro... Oras, se tivesse saído assim da loja simplesmente teriam postado a encomenda numa caixa menor, não?
Imediatamente acionei a gerente da agência e a respota que obtive foi: 'Não posso fazer nada, isso não acontece aqui na agencia'. Ok, eu entendo sua posição e em nenhum momento acusei a agência, estou me referindo aos Correios empresa da qual ela é servidora. Agência para quem paguei paguei o valor tributado e onde me entregaram a caixa.
Faço o que perguntei? 
De resposta apenas: entre em contato e reclame com a loja... ou entre no site dos Correios e reclame na ouvidoria. Desculpe, mas se não me falham as aulas de escala organizacional gerente deveria intervir em prol de uma solução, infelizmente não foi o caso.
Indignada, como vocês podem imaginar, fui até a Policia Civil e lavrei um BO, descrevendo o havia acontecido. Antes, disse a gerente dos Correios que iria a delegacia lavrar um BO, apenas ouvi: 'Se acionarem a agência, repasso ao judiciário da empresa" Ok, são as tais normas da empresa.
De mãos atadas e sem o livro que foi ROUBADO de dentro da caixa em posse dos Correios só me restou:
Alertar a loja americana para o fato.
Imprimir o rastreamento da caixa dos Correios.
Registrar queixa na ouvidoria do serviço dos Correios.
E escrever para alguns jornais de circulação estadual.
Posso ficar sem o livro, mas não calada!
E, diante disto questiono:
Quem responde pelos Correios?
Que autonomia tem uma agência para buscar a solução de um problema? Tudo é via setor jurídico?
Onde tá o governo que não fiscaliza seus servidores? Alô Brasil, acorda!
O que os Correios fazem diante de tantas reclamações de roubo de mercadoria enquanto as caixas estão sob sua posse? Se calam! É fato.
Para onde foi ou o que será feito de um livro com moldes de costura americano... É o roubo desclassificado, porque ninguém me faz acreditar que o livro de fato será usado. E aqui, seria instrumento de trabalho.
Fica o alerta! Atentem para suas caixas ou mesmo envelopes. Divulguem problemas com os Correios, esses fatos NÃO são isolados.
O serviço deles é caro e não oferece a segurança devida.
Com o sensação de ter sido triplamente roubada:
>Pelo imposto que pago e pelo país não oferecer segurança.
>Por ter pago a tributação alfandegária e não ter segurança no conteúdo da caixa.
>Por ter o livro roubado e não ouvir uma explicação sequer dos Correios.
Indignada e descrente de uma solução, Ana Paula.

21 comentários:

Marcele Leite disse...

Que absurdo!!! Tá uma vergonha o serviço dos Correios... Não entregam e dizem sempre que não estavamos em casa na hora da entrega (eu trabalho em casa, imposssivel nao estar aqui em horario comercial). Além do mais,aviso de tentativa de entrega por aqui nunca chegou. NUNCA, tem noção do que é isso? Ja violaram caixas e reviraram tudo. Por roubo ainda não passei. Mas coisas quebradas e amassadas são praticamente rotina. Tb não fico calada! E providencias devem ja ser tomadas! Não somos palhaços e não existem favores. Tudo é pago. E bem pago...

Juliane disse...

Que vergonha... Vamos compartilhar no Facebook e no Twitter, Ana.
Beijos,
Ju

EXPU disse...

Sinto muito!
É triste ouvir o que aconteceu com você. Você considerou o courier privado? Eles são um pouco mais seguro do que as públicas.
Claro, todos nós queremos permanecer confiantes de que nossos países vai melhorar ... Eu encorajo e espero em breve passar esta nuvem escura.

Elô Bueno disse...

Olha...prefiro nem comentar. Absurdo!
beijo pra vc!
Compartilhei no face essa postagem!
;-)

Clau Atelier disse...

Toatalmente indignada ...... espero sinceramente que alguém lhe dê uma resposta, sobreo ocorrido.
Bjs.
Ps.: vou compartilhar tb.

Dani disse...

Estou indignada...
Eles tem cometido muitas falhas ultimamente, mas essa foi demais!!! Um absurdo isso!!! Já compartilhei no meu Facebook...

Leila Sassaki disse...

Ana Paula, eh lamentavel mesmo! Pagamos caro por um serviço que funciona mal e não temos segurança alguma. Meu marido comprou uma mercadoria em SP dia 22 a até agora não chegou. Os correios levaram a mercadoria por engano para Roraima e lá ficou parado até agora...Semana passada mandei um sedex contendo 10 sapatinhos de bebe pra minha irmã que tava de viagem marcada e além de ultrapassar o prazo de chegada, chegou um dia depois do prazo estabelecido, e ainda foi fiscalizada pelos correios. É mole? Vou ficar torcendo pra que vc consiga ser ressarcida desse prejuizo, pq eh o minimo que os correios podem fazer por vc.

Cinda disse...

Lamentável.. e o pior é que é assim mesmo. somos refens de um sistema que nao funciona

Bia Santana disse...

Que absurdo!!! Eu tenho muitos problemas com os Correios e sei bem que eles não fazem absolutamente nada pra ajudar, pra melhorar. É uma vergonha esse descaso! Vamos divulgar sempre, é preciso!

Marcinha disse...

Isso entristece de uma forma. Vergonha. Você falou TUDO...♥
Beijos

Luciana. disse...

Oi Aninha! Fiquei revoltada com isso, isso é uma vergonha! Se você permitir colocarei tua postagem em meu blog. Temos que acabar com essa pouca vergonha!!!
Bjos, Lú.

Francine Lacerda disse...

Meus tecidos comprados em setembro ainda estão "desaparecidos". Falta de respeito imensa.

Compartilhando no facebook. :)

Janaina Beserra disse...

Que horror!
Como tem gente que tem capacidade de fazer uma coisa desta.Estou indignada!
Também já passei umas boas com os Correios.Pago o frete por produtos e nunca entregam em casa, sempre tenho que retirar na agência.E sempre é a mesma ladainha, que eu não estava em casa... como! se eu trabalho em casa e quando eu sei que tem uma encomenda para chegar sempre fico alerta...
Me solidarizo com você.Não podemos jamais ficar caladas!
Beijos!

Feltro by Angel disse...

Comigo aconteceu a mesma coisa. Moro na Itália e os correios aqui fazem disso também. Meu irmão mandou uma caixa com presentes na época do meu aniversário. Roubaram! A única diferença foi que os próprios correios me pediram para fazer o BO. Mas não deu em nada. São mais de 10 anos que moro aqui e nas várias festividades procuro mandar umas coisinhas para o Brasil, somente uma vez uma caixa não chegou.
É muito chato tudo isso, sei bem o que estas passando e não fique quieta mesmo!
Beijo grande.
Angela

Feltro by Angel disse...

Comigo aconteceu a mesma coisa. Moro na Itália e os correios aqui fazem disso também. Meu irmão mandou uma caixa com presentes na época do meu aniversário. Roubaram! A única diferença foi que os próprios correios me pediram para fazer o BO. Mas não deu em nada. São mais de 10 anos que moro aqui e nas várias festividades procuro mandar umas coisinhas para o Brasil, somente uma vez uma caixa não chegou.
É muito chato tudo isso, sei bem o que estas passando e não fique quieta mesmo!
Beijo grande.
Angela

Feltro by Angel disse...

Comigo aconteceu a mesma coisa. Moro na Itália e os correios aqui fazem disso também. Meu irmão mandou uma caixa com presentes na época do meu aniversário. Roubaram! A única diferença foi que os próprios correios me pediram para fazer o BO. Mas não deu em nada. São mais de 10 anos que moro aqui e nas várias festividades procuro mandar umas coisinhas para o Brasil, somente uma vez uma caixa não chegou.
É muito chato tudo isso, sei bem o que estas passando e não fique quieta mesmo!
Beijo grande.
Angela

♥ Nia disse...

Que caos!!! é mesmo de uma pessoa ficar indignada! Mas Aninha, acredito que isso não aconteça só no Brasil, infelizmente, mau serviço de correios é no planeta todo!!
Alguma novidade desde o teu post? Será que a loja faz a gentileza de te repor o artigo (tendo em conta a situação que foi.. ) dos correios aposto que ninguém recebe nada! Infelizmente duvido que alguem assuma a responsabilidade, deve passar meses a chutar de uns para os outros! E pior, já deve ter aocntecido mil vezes e já nem devem querer saber =/ Mas temos mesmo de reclamar! Não se pode deixar passar para que eles aprendam que não fazem o que querem com as encomendas do povo!
Que caos!! =/ ...
Linda, espero que a situação tenha um final feliz e não sejas tu a prejudicada no meio de tudo! Vai dando noticias do desenrolar da situação, ok?

shi disse...

Eu não consigo nem comentar teu post pq nesse momento eu tô chorando de ódio deles. Deram um jeito de sumir com a caixa de uma cliente e isso aqui dentro do País, de SP para o PR.
A coisa fica cada dia pior!!!

Correios do Brasil - Desde 25 de janeiro de 1663 F****** a sua vida :(

Atelier Fulozita ® disse...

Olá! ;)

O serviço do correio brasileiro é mais do que vergonhoso, é revoltante!!!

No dia 03/03 enviei uma encomenda para uma cliente de Sergipe e, visto que é perto de Recife (onde fica o meu atelier), achei que chegaria até mais rápido do que as postagens que faço para o sul/sudeste do país. Ledo engano!

Desde o dia 05/03 o site do rastreamento está sem atualização e conta na última informação que a mercadoria está retida da Receita Estadual de Aracaju. Como assim? O.O

Liguei para o correio várias vezes, minha cliente também, e ninguém sabe de nada, ninguém informa nada, ou seja, nós, os consumidores, somos totalmente desrespeitados em nossos direitos, já que cumprimos os deveres pagando os preços absurdos cobrados pelas postagens.

Me solidarizo com seu protesto e vou publicar seu post na minha fanpage do facebook, tá? :)


Abs,
Caty Lopez / Atelier Fulozita.

Ney disse...

A Solução vai ser contactar um desses programas de TV e inserir um chip para rastrear o produto. Quando ele sumir, através do chip vai ser possivel localiza-lo e possivelmente saber quem roubou.

george Barcellos disse...

SE FOSSE COM A FEDEX A ATITUDE SERIA OUTRA . A CULPA NAO E DO BRASIL . ISO SE CHAMA FUNCIONARISMO PUBLICO . POR ISSO SOU A FAVOR A PRIVATIZAÇÃO.
O CERTO SERIA A corregedoria MANAR O DONO DA AGENCIA PARA RUA, MAIS NEM ISSO PODE PORQUE ELE E PROTEGIDO POR LEIS TRABALHISTAS