11 maio 2012

Parte 2 - Dicas de Bazar

As pessoas querem saber como é participar de um bazar, nossa experiência neste meio é pequena e recente, mas registramos algumas dicas e achamos que elas podem ser úteis aos interessados em participar de eventos assim.
Contaremos as dicas por tópicos pois facilita a leitura, ok?

LOCAL DO BAZAR: É a base de tudo. Se possível conheça o local pessoalmente antes do evento.
É uma praça, um ginásio, um quintal? Uma loja, um quiosque, um café? 
Aproprie-se do ambiente. pergunte do funcionamento, quem frequenta. Pergunte!
Se for um ambiente externo, considere a segurança local, a meteorologia... Pode estar tempo bom, mas costuma ventar? Caem folhas?  Já pensou você ter que cuidar do bazar e sair correndo atrás dos produtos que estão voando?
É sob árvores? Têm passaros?  Parece bobagem, mas vai que um passarinho faz caquinha no meio dos seus produtos?
Têm sanitário próximo? Lanchonetes, restaurantes?  Ao longo do dia, as necessidades fisiológicas aparecerão.
Ficar próximo a um sanitario público pode ao longo do dia significar mal cheiro... Próximo a area de alimentação, há mais barulho, mas também mais transeuntes.
No nosso caso, o ambinete foi uma Casa de Arte (Café, loja, atelier), isso nos deu toda infra-estrutura que diz respeito a exposição dos produtos, alimentação, sanitário para o pipi e higiêne. Sem falar que utilizamos o caixa e pacote da própria loja.
Isso nos trouxe a lembrança da Casa de Artesanías de Montevideo /Uruguay... Uma casa onde diversos artistas divulgam seus trabalhos. Cada compra é registrada numa comanda, na saída é feito o pagamento (que pode ser no cartão ou dinheiro) e ao lado, no pacote, o responsável entrega todas as compras embaladas para presentes ou não.
Para um bazar multiplo, o comprador ter a chance de fazer um pagamento único é sinônimo de aumento das vendas.

DICAS PESSOAIS: Abuse de roupas confortáveis, adequadas ao ambiete e temperatura local.
Uma blusa fresquinha + um casaqueto é sempre uma boa pedida nesta época de temperaturas amenas, ou ambiente climatizado.
Sapato baixo, sapatilhas, sapatênis ou mesmo tênis, vai do estilo de casa um. No caso de sapatinhos com saltos, que não sejam muito altos e dê preferência a saltos mais grossos ou plataformas.
Tenha uma necessaire com produtos básicos de maquiagem, uma escova de cabelos e presilhas. Escova de dentes e creme dental. Pastilhas de hortelã, ou semelhante. Uma garrafinha de água. Abuse da água, por maior que seja a timidez, você fará bastante uso da voz.

DIVULGAÇÃO: Ela é super importante. Coloque um cartaz no próprio local, distribua panfletos próximos ao local. Deixe na padaria do bairro, nos salões de beleza próximos, locadoras de vídeo, aproveite o comércio do bairro para divulgar seu evento. Em geral as pessoas são receptivas a esta prática.
Use e abuse das redes sociais, reforce o convite. Convoque familiares e amigos... Peça que os amigos ajudem na divulgação.
Desperte a curiosidade dos interessados. Divulgue fotos dos produtos, fale do que está sendo preparado, de como é o local.
Fale dos benefícios: estacionamento facilitado, ambiente climatizado, area alimenticia, acesso a cadeirantes, dê destaque aquilo que agrega conforto ao bazar.
Se houver alguma restrição, fale dela também, por exemplo, o caso de não aceitar cartões de crédito.

EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS: Deixe seus produtos visíveis, distribua-os de modo que apareça um pouco de tudo. No inicio do bazar, certamente eles estarão mais 'amontoados', mas com as vendas, logo tudo se acomoda. Em geral, deixe os produtos fora das embalagens, para que as pessoas possam 'olhar com as mãos'. No nosso caso, apenas os babeiros estavam em embalagens plásticas transparentes e sem estarem dobrados, isso permite plena visualização do produto e a opção de mantê-los embalados foi meramente uma opção higiênica por serem produtos de bebês e bastante manuseados na hora da escolha da estampa.
Se houver chances, pendure seus produtos na parede, isso cria um espaço mais amplo e agrada quem chega a mesa. Se não houver paredes, vale um cabideiro, valem alfinetes de segurança na barra da toalha, vale até mesmo um lençol fazendo divisa com a banca ao lado e os mesmos alfinetos de segurança. 
Não se restrinja a mesa, cative o olhar do cliente para os produtos,  abuse de diferentes alturas.
Cestos, cestinhas, caixas... podem ser uteis para manter os produtos agrupados e organizados. Nós utilizamos uma cestinha para organizar os tecidos tingidos artesanalmente.

IDENTIFICAÇÃO DA MARCA: Marque seus produtos, abuse das etiquetas. Nossos produtos têm uma etiqueta tipo 'bandeirinha', e todos eles estavam com uma etiqueta de papel couche com nosso logotipo da casinha, no verso nossos contatos e o preço.
Colocamos também um panô nos identificando. Aqui pode entrar um banner, um cartaz, letras em tecido...
Deixe cartões de visita a disposição. Isso reverterá encomendas posteriores.

PREÇO - PAGAMENTO - PACOTE:
Preço: Seja fiel ao seu preço. Não 'cresça o olho' porque é um bazar.
Pratique um preço justo, que assegure lucro e credibilidade com valores praticados no comercio, e em outros ateliês.
Considere que o comprador pode ver o preço no bazar e depois fazer um pedido pela internet. Se houver disparidade de valores, isso acaba com a possibilidade de venda. Deixe visível o preço, coloque uma etiqueta maior com o valor, não se acanhe, mostre quanto custa.
Em bazares de um dia, é possível fazer a xêpa no final do dia, uma pequena liquidação, sem que isso comprometa o lucro do artesão... Em bazares de mais dias, isso só é justo no ultimo dia, no encerramento.

Pagamento: Se você tiver que receber os valores, tenha junto uma calculadora de bolso e dinheiro trocado.
Esteja atento as notas de dinheiro, cuidado com notas falsas, e muita atenção ao troco. Conte as notas junto com o cliente.
Se houver um responsável pelo recebimento, é importante que ele registre a saída do produto e o valor de entrada. Ao fazer o fechamento é preciso que feche a planilha ddo produto que saiu com o valor do pagamento que entrou no caixa.

Pacote: Disponibilize embalagens para pacote simples e também para pacotes de presente.

PRIMEIROS SOCORROS: alfinetes de segurança, são ótimos para expor, pendurar, prender os produtos. Até mesmo para prender tags com preços. Ou algum acidente de roupa que descosturou, ziper que travou...
Tesourinha para retirar etiquetas.
Band aid... você pode espetar o dedo, o calçado pode fazer bolha.
Um analgésico para dor de cabeça. Um bazar é garantia de muitas pessoas reunidas e barulho. Algumas pessoas mais sensiveis, chegam ao fim do dia pedindo um alivio.

LANCHES: No nosso bazar contamos com as gostosuras de Dona Virginia no café, mas caso você não tenha o mesmo privilégio, leve algo leve e não perecivel para matar a fome. Biscoito, frutas, frutas secas, barra de cereais, são boas pedidas.
Se houver praça de alimentação no local, antecipe seu horário de almoço, ou deixe para mais tarde. Entre 12h e 14h certamente a praça de alimentação estará lotada.

*Se você for responsável pelo total funcionamento da banca (venda, pagamento, pacote) convide alguém para dividir a experiência, afinal de contas em algum momento você terá que fazer pipi, lanchar, fazer pacote de presente e o bazar não pára! Não há pit stop, nem dá para abandonar a mesa.

*Este post não é uma verdade única, são apenas sugestões e experiências que tivemos. Se você não compartilha das mesmas idéias, ok direito seu, se quiser compartilhar as impressões, os comentários são bem vindos.

FOTOS: Fotografe e se deixe fotografar. Você e as pessoas querem registrar esse momento. Faz parte!

O Bazar é um trabalho, envolve seriedade, mas também é diversão. É gostoso trocar experiências, ouvir opiniões e sugestões.
Um bazar não é apenas uma banca ou uma mesa, se você não tiver determinado produto, indique seu colega, indique outra banca, a vida é um reflexo das atitudes, tudo o que fazemos volta pra gente. Seja solidário.

Compartilhe com os colegas de bazar, avalie os resultados, analise acertos e não subestime erros. Aprenda com suas experiências. Estude seus produtos, os que tiveram mais e menos saída.

Torcemos pra que este post possa ajudar alguém! Comente sobre suas experiências, também queremos aprender com elas. =)
Bom final de semana!


6 comentários:

Gislene Ellery disse...

Nossa! Um manual para bazar! LOL
Adorei! Tenho certeza que vai ajudar muita gente!
Sensacional!!!

Beijoca!

Baú de Sonhos disse...

Li atentamente cada tópico, obrigada estava mesmo a procura de dicas sobre este assunto, um abraço, Simone

♥ Nia disse...

Excelentes dicas Aninha! :)

A Casca da Cigarra disse...

Olha, etá super completo o rol de dicas! Obrigada! se quiserem ver as minhas humildezinhas dicas eu postei uns pitacos aqui: http://acascadacigarra.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html

perola disse...

EI GOSTARIA DE AJUDA , ESTOU ORGANIZANDO UM BAZAR EM UMA PRACINHA PUBLICA , SERA QUE VOU TER POBLEMA COM FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA ,VAI SER MAIS PRA TROCA , E UM LANCHINHO E CLARO RSRS.

Atelier Caseiro disse...

Perola, vc não deixou um email de contato, então responderei aqui, espero que veja a resposta.
Um bazar com vendas é diferente de um pic-nic com trocas, isso precisa estar claro. Se for um grupo pequeno e maigas, reunidas na praça no estilo pic-nic, onde a trocas de lanches e mimos, se a prefeitura permite pic-nic no local, tá liberado! Se a intenção é encontrar amigas na praça e vender produtos ao publico que estiver por lá, precisa autorização sim, porque corre o risco de fiscalização e recolhimento do material vendido.