10 fevereiro 2013

Um Domingo, um templo budista...

Uma experiência diferente... Hoje comemora-se o Ano Novo tibetano, ano de 2140, ano da serpente de água.
Acompanhei as comemorações no Chagdud Gonpa Khadro Ling, já conhecia o templo, que fica distante só 20km aqui do Atelier, mas nunca havia assistido as danças sagradas, que geralmente coincidem com o Carnaval e quase sempre é período de viagem. Como estava aqui, a chance era imperdível.
Contrariando a previsão de chuva (que veio a tarde), a manhã foi de céu azul e o espetáculo encantador.
Lá todas as construções são imponentes e impressionam pela riqueza de detalhes. Tudo é minuciosamente trabalhado.  Muito dourado...
Muitos pedidos ao vento para que coisas boas aconteçam... E um sol a iluminar...
Muitas cores, muito bordado...
Reparem os detalhes dentro do templo e a tapeçaria na lateral da foto... Desculpem, é inevitável, meus olhos sempre reparam tecidos e bordados. Não foi diferente com a vestimenta das danças... Todas coloridas, ricas em detalhes, e com um acabamento de dar inveja. Não vi o avesso das peças, mas o que vi gostei. Da cabeça aos pés tudo perfeito. Meias bordadas, sapatos  brilhando. Algumas lembraram tradições brasileiras, com máscaras, como as carrancas do nordeste ou o boi-bumbá do norte.
Crianças, jovens, velhos... Conhecedores da filosofia budista, ou não, pouco importa, as Danças Sagradas encantam, pelo som, pela coreografia, e até pelas roupas. 
Quando cheguei, não estava cheio, parei no estacionamento principal. Quando saí é que pude perceber o tanto de gente que também foi comemorar o Ano Novo, carros e ônibus parados na estrada (de chão) que dá acesso ao local.
Realmente, São Pedro não podia mandar chuva para estragar esta vista! A manhã foi perfeita. 
E, quem comemora o Ano Novo duas vezes dobra a chance de ser mais feliz? Não sei, mas conto para vocês em Dezembro. ;)
Para fechar o dia, não podia ser tudo diferente, claro que teve ziriguidum na máquina de costura, porque é preciso ter foco na vida. E fé, seja lá que for, porque ela não costuma falhar.

2 comentários:

Katia disse...

Que passeio maravilhoso! Fiquei babando!!! Beijos.

Renata Ilha disse...

Lindas fotos! realmente é um lugar muito especial. Permita-me divulgar seu blog em nossa página no facebook
https://www.facebook.com/KhadroLingChagdudGonpaBrasil

abraço!