02 julho 2012

Mega Artesanal

Continuando o post anterior sobre as férias em SP, hoje contamos aqui um pouquinho da Mega Artesanal. Trata-se da maior feira de artesanato da América Latina. Aconteceu em São Paulo entre os dias 26 de junho e primeiro de julho/2012, no Centro de Convenções Imigrantes.
Fomos no ano passado e este ano repetimos a dose dia 28/junho na companhia da paraense Isabella Morais e da cearence Gislene Ellery.
Isa, Gis, Ana
De cicerone, tivemos a querida Flávia Castanheira, paulista e proprietária da Pata Madrinha. Com certeza representamos bem as regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. Caminhamos por tudo, prestamos atenção nos detalhes, fizemos compras, nos divertimos um bocado!
A feira faz jus ao nome que tem. Tudo por lá é enorme, a começar pelas filas. Do metrô, da entrada, e até em alguns stands. Para fugirmos um pouco delas, na saída do metrô Jabaquara pegamos um taxi, na entrada em função da credencial, evitamos uma nova fila e na saída, com sacolas e cansaço, a opção novamente foi o táxi. =)  A vantagem de estar em grupo é dividir estes valores, fazendo com que cada uma pague um valor bem honesto pela despesa no transporte.
Na Mega encontra-se de tudo. Muitos sotaques, até alguns estrangeiros. Matéria prima não falta por lá. Há material para patchwork, scrapbook, pintura, gesso, madeira, tear... Tudo de artes! Havia até um fusquinha forrado com tecido!
Muitas pessoas perguntam se vale a pena prestigiar? Sim, com certeza vale a pena. É fácil passar o dia lá, as horas voam. A primeira parte da feira contempla grandes expositores, stands super produzidos, e muito material exposto. É uma vitrine gigante para produtos que já conquistaram o mercado e para aqueles que estão sendo lançados agora. Entretanto, o que mais nos encanta é a parte dos ateliês e dos artesãos. Muitos trabalhos bonitos, muito esforço empregado. ;) Por lá as ideias brotam, a mente funciona full time.  É gostoso conversar com as pessoas, trocar idéias, reconhecer os trabalhos e apreciar toda aquela muvuca.
Com relação as compras, muito do material visto lá, também pode ser encontrado na região central, nos arredores ou na própria 25 de março. Os valores são semelhantes, mas na feira é possivel ver o produto em uso, seja em uma demonstração, uma aula, ou em um trabalho exposto, por si só, isso torna tudo mais atraente.
Na feira compramos alguns tecidos, carimbos, algumas 'ferramentas' de trabalho e outras fofurices que logo aparecerão aqui no blog!
Para quem perdeu a oportunidade, os mesmos organizadores estão preparando a feira Artesanal, que ocorrerá na primeira semana de outubro em Porto Alegre / RS.
Quem vem? *Ü*

4 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente em outubro estarei me preparando para receber uma visita muito especial, por isso não poderei viajar ao sul...
=)

Unknown disse...

Ai, bem que eu queria mas tenho medo até de pensar em quantas horinhas vou passar dentro de um avião até chegar aí! Cruzes!

:D

♥ Nia disse...

Mais que uma Mega Artesanal foi uma Mega Festa de Encontro entre Amigas :D Que bom!! :)

Ó Maria Mar disse...

Estou "mega" preocupada e preciso dividir com outras artesãs! Moro em Porto Alegre e estava "mega" anciosa pela Mega! Também pelo 7º Encontro Ggaúcho de Patchwork e Bonecos que a partir desse ano faz parte da Mega! Mas falta uma semana para a feira e nenhuma divulgação dos cursos, que sempre foram a grande atração do encontro gaúcho! Não se sabe das professoras, das inscrições! Não tem propagranda na rede! Não como a que se ve para a Mega de São Paulo, que já é "mega" tradicional!