30 novembro 2012

Fica a Dica!

Se você quer fazer um trabalho de costura, sério e com qualidade, antes de ser costureira é preciso ser lavadeira! É preciso chegar perto do baldinho, tanque ou máquina de lavar.
É preciso lavar os tecidos previamente antes do corte e da costura. 
É indispensável? Depende, se você quer um trabalho de qualidade, sim, é indispensável.
Por quê?
Porque alguns tecidos podem 'sangrar' a tinta. Não chega a ser um desbotamento, mas há um excesso de pigmentação, que sai na lavagem. Como acontece com algumas calças jeans de tonalidade bem escura.
Mas se não desbota e sairá na primeira lavagem, tudo certo? Certo só se você usar o tecido sozinho, sem misturá-lo a nenhum outro. Imagine-o num patchwork com tecido branco. O seu branquinho nunca mais será o mesmo!
Outro motivo para lavá-los é que os tecidos vem com uma goma natural de fábrica... É até gostosinho cortar, marcar sem ele estar pré-lavado já que fica mais 'firme', mas se você quer qualidade é preciso tirar esta 'goma'.
E as razões não param por aí! Os tecidos podem encolher, você terá uma peça de tamanho x e o cliente depois de lavá-la terá uma peça tamanho y. Não é legal.
Algumas lojas têm pouca rotatividade nos estoques e os tecidos acumulam pó, é melhor trabalhar com tecido limpo não?
O sangramento de tinta e encolhimento acontece com todos os tecidos? Não, acontece com a minoria, mas não há como adivinhar.
Acontecem surpresas, dizem que tecidos vermelhos ou suas nuances são mais suscetíveis, cores escuras como preto e marrom, mas nem sempre! Hoje mesmo, lavamos tecidos lisos: vermelho, roxo, marrom, preto, azul claro, coral,  pink. 
Adivinhem qual deles soltou tinta? 
O azul claro e não foi pouca! 
Como proceder? Deixe o tecido de molho por algum tempo em água limpa. Verifique se 'sangra' ou não, se não, enxague em água corrente (se quiser pode usar amaciante), estenda no varal e deixe lá só o tempo do secamento.
Se tiver sangrado, troque a água tantas vezes quantas forem necessário até que não saia mais tinta. Nessa última água acrescente uma quantidade generosa de sal. Deixe o tecido por 5 minutos e depois enxague rapidamente na água corrente. Estenda no varal até que seque. Passe ferro e pronto, use a vontade!
Todos os nossos tecidos são previamente lavados. =D Dá trabalho, mas vale o esforço.
......................
Turbinas ligadas na casinha, poucas fotos, pouco tempo e muita costura! Assim que folgar um pouco, as fotos virão! Aguardem.
Tenham um bom final de semana, o nosso será com trabalho! *Ü* Dezembro está batendo na porta! HoHoHo.

6 comentários:

Camila Schone disse...

Dezembro vem nos cansando mesmo.. hehe mas a lavagem dos tecidinhos é mesmo indispensável.. ;) é só fazer e ver a diferença..

Beijosss

Unknown disse...

Sei q não foi falta de aviso seu... meus jogos americanos entortaram todos depois de lavados! O tecido liso encolheu e o algodãozinho não. Bom, né! òÓ. Só assim eu aprendo (aliás, aprendi pois já lavei vários tecidos depois disso).

Unknown disse...

Algo que não se pode esquecer, pois se isso não for feito, na primeira lavada acabou o lindo trabalho! bjs Nina

♥ Rafa disse...

É vero...sempre bom relembrar !
Os meus já encolheram e mancharam antes que eu aprendesse :P
Agora tudo devidamente lavadinho assim que compro!

Atelier Caseiro, profissionalismo em 1º lugar :)

Beijãooooo

Unknown disse...

Adorei tudo por aqui... E ñ vou deixar d lavar meus tecidos p agregar qualidade as minhas almofadinhas... Parabéns pelo cantinho!!!!!
http://chicxique.blogspot.com.br/

♥ Nia disse...

Falta-me lavar a remessa de tecidinhos que chegou aqui há poucos dias! ;) ehheh Estou à espera de uns dias de sol.. umas abertas.. este tempo de inverno não convida nada para estender tecidinhos bonitos :) heheheh Não sei como gostas tanto do inverno, acredita que eu suporto tãoooo mal o frio que temos aqui :p O Rui não suporta o verão mas aguenta melhor o frio, comigo não, verão pode arder que eu continuo bem hehehe mas o frio.. o frio faz-me doer a pele!! :p Quando quiseres levar o inverno para esse lado, já sabes, não é preciso cerimónia heheh pega-o, leva-o, é todo teu!!! ;) LOL