30 novembro 2012

Fica a Dica!

Se você quer fazer um trabalho de costura, sério e com qualidade, antes de ser costureira é preciso ser lavadeira! É preciso chegar perto do baldinho, tanque ou máquina de lavar.
É preciso lavar os tecidos previamente antes do corte e da costura. 
É indispensável? Depende, se você quer um trabalho de qualidade, sim, é indispensável.
Por quê?
Porque alguns tecidos podem 'sangrar' a tinta. Não chega a ser um desbotamento, mas há um excesso de pigmentação, que sai na lavagem. Como acontece com algumas calças jeans de tonalidade bem escura.
Mas se não desbota e sairá na primeira lavagem, tudo certo? Certo só se você usar o tecido sozinho, sem misturá-lo a nenhum outro. Imagine-o num patchwork com tecido branco. O seu branquinho nunca mais será o mesmo!
Outro motivo para lavá-los é que os tecidos vem com uma goma natural de fábrica... É até gostosinho cortar, marcar sem ele estar pré-lavado já que fica mais 'firme', mas se você quer qualidade é preciso tirar esta 'goma'.
E as razões não param por aí! Os tecidos podem encolher, você terá uma peça de tamanho x e o cliente depois de lavá-la terá uma peça tamanho y. Não é legal.
Algumas lojas têm pouca rotatividade nos estoques e os tecidos acumulam pó, é melhor trabalhar com tecido limpo não?
O sangramento de tinta e encolhimento acontece com todos os tecidos? Não, acontece com a minoria, mas não há como adivinhar.
Acontecem surpresas, dizem que tecidos vermelhos ou suas nuances são mais suscetíveis, cores escuras como preto e marrom, mas nem sempre! Hoje mesmo, lavamos tecidos lisos: vermelho, roxo, marrom, preto, azul claro, coral,  pink. 
Adivinhem qual deles soltou tinta? 
O azul claro e não foi pouca! 
Como proceder? Deixe o tecido de molho por algum tempo em água limpa. Verifique se 'sangra' ou não, se não, enxague em água corrente (se quiser pode usar amaciante), estenda no varal e deixe lá só o tempo do secamento.
Se tiver sangrado, troque a água tantas vezes quantas forem necessário até que não saia mais tinta. Nessa última água acrescente uma quantidade generosa de sal. Deixe o tecido por 5 minutos e depois enxague rapidamente na água corrente. Estenda no varal até que seque. Passe ferro e pronto, use a vontade!
Todos os nossos tecidos são previamente lavados. =D Dá trabalho, mas vale o esforço.
......................
Turbinas ligadas na casinha, poucas fotos, pouco tempo e muita costura! Assim que folgar um pouco, as fotos virão! Aguardem.
Tenham um bom final de semana, o nosso será com trabalho! *Ü* Dezembro está batendo na porta! HoHoHo.

26 novembro 2012

Hora do Recreio

Lembram-se daquele momento escolar, onde faz-se uma pausa nos estudos para o lanche e uns minutos de diversão? O Atelier Caseiro também têm hora do recreio! Não, não há um horário pré-determinado, acontece quando a fome aperta, a sede bate, ou as costas pedem um alongamento. É o momentinho da pausa!
Também nomeamos 'recreio' o trabalho que não é encomenda, é só o prazer de tentar, de experimentar algo novo, o trabalho no sentido de recreação. Mas, hoje falamos do recreio no sentido literal da palavra. 
Afinal, estamos as vésperas do Natal, a produção é pesada e o foco no cronograma precisa ser mantido, mas o sorriso não precisa faltar. Assim, recreio é hora de mexer em algo do Atelier e clicar. Sem premeditar, sem arquitetar nada. Um click divertido, despretensioso  um olhar novo, um momento relax e pronto, energia renovada e o trabalho segue, mais leve, mais criativo, mais harmonioso. Hoje deu vontade de publicar as fotos do recreio.
Ontem, já tarde da noite, enchemos bobinas para o trabalho de hoje, e pela manhã a certeza de que era hora de uma fotografia. Aquele click no estilo: Tenho um exército de linhas. Preparar, apontar, costurar! 
E os alfinetes, companheiros constantes em todos os trabalhos, amigo fura-dedo. Como não usá-los também para diversão? Lógico que declarar o amor pela costura com eles, é mais encantador! =D

23 novembro 2012

Bastidores do Atelier

Dias acelerados por aqui! As fotos da produção deverão ser feitas no final de semana, por enquanto, um pouco dos bastidores.
Têm de tudo: tecido, feltro, juta, manta, linhas, botões, lã... Tudo que está a mão, vira criação! =)


Também vale cordão, miçangas... Linha matizada no pesponto e pouco papo porque há muito para ser feito! 
>O mais Querido está bem! Obrigada a quem perguntou. *Ü*
>Au-aus Nêni e Kika dormindo.. Hoje, porque ontem Nêni comeu alguns laços de origami. :/
>Fofoléti chegando no fim da tarde. 
>Dedinhos furados igual peneira. =D
>E, dia 5 têm Bazar em Taquara-RS. Não esqueçam!

19 novembro 2012

Origami

A técnica japonesa de dobradura em papel, é mágica. É relaxante, é fascinante!
Em minutos, o papel transforma-se em uma figura encantadora. Nós não dominamos a arte e sabemos fazer poucas coisas, um nível primário de aprendizado. Mas, uma das transformações que sabemos fazer é transformar um quadrado de papel neste laço encantador. 
Ele fica perfeito e por aqui, enfeitará embalagens de presentes. Um jeitinho inusitado de enfeitar o pacote e usar as folhinhas trazidas do bairro da Liberdade/SP, um bairro paulistano de colonização japonesa. =)

18 novembro 2012

Meu, teu, nosso coração!

Encerrando o final de semana... Final de semana prolongado, final de semana com feriado! Feriado trabalhado e final de semana meio 'falhado'.
Trabalhamos o que foi possível, exercitamos ao máximo o amor ao próximo e entre sustos, suspiros e aconchegos, tudo vai ficando certo. É da vida, faz parte dela e enquanto ela não falhar, haverá sempre solução. Encarar a situação desta forma, torna tudo menos complexo e mais feliz. 
Mesmo quando o mais Querido está hospitalizado. 
.................................
*Cartazes do Bazar já estão espalhados pela cidade de Taquara-RS. Dia 05/12 não esqueçam!
*Caixinhas partindo amanhã via Correios e Jadlog.
*Quem desejar as encomendas embaladas para o Natal, por favor nos avise no ato do pedido. 
*Encomendas direto no e-mail: ateliercaseiro@gmail.com  - Antecipem seus pedidos, a agenda está ficando lotada. =)
* Mais dois lotes de tecidinhos gringos a caminho. Encerramos com eles, os pedidos do ano. 
*Campanha em prol dos presentes artesanais no ar. Os nossos Queridos merecem.
 Tenham um ótimo inicio de semana! *Ü*

16 novembro 2012

Feriadão com trabalho!

Assim foi ontem, está sendo hoje e seguirá pelo final de semana. 
Seguiremos trabalhando, produzindo, organizando itens dos Bazares.  Temos tido dias de sol, com um ventinho que ameniza o calor. =) Família por perto, Queridos por perto e 'au-aus' sempre grudados. 'Baldinhos' de café e alongamento são companhias constantes, porque o corpo pede e assim vamos em frente, cheios de orgulho do trabalho que torna nossos dias divertidos e bem mais coloridos. 
Ok, às vezes até dolorido, com dedo furado, costas moídas, mas e daí? Cabe a cada um de nós, buscar o perfume das flores e cuidar de quem (do que) nos faz bem. Afinal, somos nossas escolhas!
E falando delas, escolha artesanato para presentear seus Queridos, principalmente no Natal. 

14 novembro 2012

50 tons!

Fala-se tanto por aí nos 50 tons que aqui declaramos que nosso tom hoje, é o azul!
Quem não gosta da cor do céu? Da cor que em qualquer dos tons sempre fica bonita? De olhos azuis?
Nós gostamos do azul.
Azul de menino, azul para meninas, azul do mar...
Da rara cor de flor. Nuance que dita o dia bonito, o céu anil...
A cor das linhas que amarram tecidos uns aos outros.
Cor do estêncil que poderá fazer uma pintura azul, ou não!  
Azul do giz que marca a fita cheia de ondas, também a fita mimosa e o xadrez que marca as linhas da costura.
A roda gira, a bobina costura e azul é a cor que alinha os pontos. 
Que contorna as flores! 
Não poderia ser diferente, a meada emaranhada também é azul!
Porque uma borboleta mágica constrói sua vida num casulo, até bater asas e voar, e encantar com seu tom azul.
 
E assim, os botões são escolhidos, entre os azuis são os mais lindos! 
Mas azul não é nosso relógio. Nele pisca o sinal vermelho.
Chega de papo, de tons de azul.
O sinal emite o alerta, o recreio acabou e o trabalho vai recomeçar! 
Boa tarde =)

12 novembro 2012

Bazar de Natal

Com alegria comunicamos a participação em mais um Bazar, desta vez em Taquara-RS.
Contamos com a presença de todos os amigos, conhecidos, queridos e mesmo dos desconhecidos. Todos são nossos convidados e serão bem vindos! =D



10 novembro 2012

Aqui e acolá...

Aqui no Atelier Caseiro, quem tem nos virado do avesso são as encomendas, bazares e o abre-alas para esse corre-corre têm o nome de Natal!
Sem dúvida, essa corrida maluca é o que nos motiva, nos alegra, (nos cansa) e nos fascina. Adoramos esse louco dia-a-dia entre tecidos, linhas, tesoura, máquina de costura, bastidores de bordado e afins.
A semana foi master corrida, o cronograma está em dia, mas verdade seja dita, têm tanta coisa nele que o 'em dia' é quase figurativo, bem o nosso dia podia ter umas 30 horas!
Já faz calor de verão aqui no Sul do Brasil, e ainda vamos a meio da Primavera. O termômetro está batendo lá nos 35ºC  e para trabalhar entre tecidos  e ferro elétrico nesta 'quentura' só com o ar condicionado ditando o ritmo da produção. Não é o mais ecológico, sabemos, mas então: Inverno seu Lindo, volta!? 
Nos Correios confusão, duas caixinhas foram lançadas para o mesmo destino. Só que uma caixa deveria seguir para o Paraná e não para a região Sudeste. =/ Isso desanima, mas em vida tudo tem solução portanto, resta aguardar e ver se a caixinha irá retornar para cá ou se os próprios correios darão jeito na logística 'torta' que eles mesmos lançaram no sistema.
Amanhã, têm festa!
90 anos do meu Nonno... 90 anos é para os fortes!
Ele já enfrentou parada cardíaca, ponte safena, coma, pneumonia... E, está aí para erguer a(s) taça(s) e brindar. Arriba, abajo, al centro y adentro. Ou de um jeitinho que identifica melhor as tradições italianas: Auguri Nonno!
No mais, pós festa e para nós com o mínimo de tacinhas, têm (muito) trabalho a nossa espera! Sim, em pleno Domingão, porque daqui para diante, folgaremos só depois do HoHoHo.
Hasta la vista baby!

05 novembro 2012

Na casinha...

A semana têm cronograma apertado, em dia, mas justinho no relógio, nada de folgas. Hoje o dia foi de costurar estojos rolinho, remessas partindo para Fortaleza e Curitiba... Um lote ficando por aqui, para os bazares de Natal. 
Estão animados para o fim de ano? Algumas pessoas desanimam, mas aqui a produção têm sido intensa e Papai Noel anima a todos, principalmente, porque somos adeptos da campanha pelo presente artesanal, feito com capricho e carinho também. Valorizem o artesanato, deixem a industria 'xing-ling' de lado, seus queridos merecem exclusividade! 
Pensando nisto, já temos botas natalinas a disposição, medem 47cm de altura x 27 de base. São forradas e  acomodam vários presentinhos. *Ü*
Mais informações: ateliercaseiro@gmail.com
Hoje duas certezas:
1) Sabemos que estamos numa cidade do interior, quando é preciso parar o carro para um lagarto atravessar a rua. Belo, tomando sol e rebolando a calda, como se dissesse: 'Calma aí que eu passo primeiro'. Ok, sua vontade seja feita. É a natureza se exibindo em plena tarde!
2) O trabalho rendeu um bocado, passam das 22h, as costas pedem folga, bolsa de água quente e  um relaxante muscular porque amanhã tem muito mais e de extra, um super alongamento! 
E, começamos bem o mês de novembro, mais um trabalho do Atelier Caseiro estampado nas melhores fotos da semana do Banana Craft! =D 

04 novembro 2012

Por aqui, HoHoHo, já é Natal!

Aberta a temporada de Natal do Atelier Caseiro, com mini-panôs para enfeitar a casa, o local de trabalho ou o que sua imaginação mandar. Eles podem ser pendurados na maçaneta da porta, na árvore de Natal, em um preguinho na parede, num mural...
Ou no caso deste da foto, ele possui ventosa, então pode ser pendurado em qualquer superfície lisa, como vidros ou mesmo no espelho do lavabo.
Abaixo o detalhe de algumas peças, pequenos guizos fazendo o arremate.
Este da próxima foto, têm o Feliz Natal bordado a mão.
Os panozinhos medem em torno de 17x11cm, sem contar o cordão. São peças delicadas e podem, inclusive substituir um cartão, pois cabem num envelope e não são tão mais caros que um bonito cartão festivo. Fica a dica!
Quem curtiu, poderá conferir estas e outras tantas peças ao vivo nos Bazares de Natal e quem está longe e tiver interesse, o e-mail de contato é: ateliercaseiro@gmail.com (*Certifique-se que seu e-mail é cadastrado no blogger para receber respostas aos comentários, se não for, faça o registro ou acrescente ao seu perfil. Algumas pessoas não o fazem e infelizmente não  há como estabelecer contato nestes casos).
Vale lembrar que privilegiamos a exclusividade do artesanal, então nossas peças têm numero limitado. 
Aguardem as botas de Natal, são grandes, forradas e dentro delas, cabem vários presentinhos. HoHoHo!

03 novembro 2012

A história começa assim...

Era uma vez...
Uma mamãe que desejava um panô para enfeitar a parede do quarto da sua filha.
Foi mais ou menos dessa forma que surgiu a encomenda deste trabalho. 
O pedido veio da Estefania, proprietária do Ateliê Cabeça de Papel. Ela entrou em contato perguntando se haveria possibilidade de bordarmos um panô com uma frase personalizada.
Sim, sempre há! =) 
Trabalhos assim, são motivadores, uma frase inesperada, uma escolha de tecido inusitado, uma cor diferente.
Cada pessoa que solicita um projeto personalizado, atribui características próprias, e por si só, isso já distingue o trabalho como único. As vezes até fora do padrão comum em nosso Atelier e aí esta a grande sacada, ousar por caminhos nunca trilhados! 
Não foi bem este o caso, mas bordar uma frase assim fofa, foi muito agradável.
Entre algumas trocas de e-mail , tudo foi definido.
Desde cores, tecidos até a decisão da letra cursiva. 
O trabalho demorou uns dias a mais para ser executado porque coincidiu com o nosso período de férias. Agora, está pronto para seguir viagem até Minas Gerais. De acréscimo e não previsto, a flor vermelha, feita em lã e crochet  deu o arremate final. 
E, como resultado deste projeto temos este carinho da mamãe que ficou satisfeita:
"Ai Ana, ficou perfeito. Ficou mais bonito do que eu esperava. Tô tão feliz, nossa. E essa florzinha deu um toque a mais, nunca vou tirar dai!!! Muito obrigada. Amei." 
(Estefania Zica).
Da nossa parte, só resta agradecer a confiança depositada no Atelier Caseiro! =)  

01 novembro 2012

Toque de Midas

Vocês já devem ter ouvido falar da expressão 'Toque de Midas', aquela da mitologia onde o rei transforma tudo o que toca em ouro. Bem gostaríamos de ter todo este poder e verdade seja dita, gostamos muito do metal dourado, mas apesar de não termos tal capacidade, ontem, vivemos esta sensação!
Dentro da mala, vinda de Recife-PE, trouxemos duas serigrafias, arte simples, impressa num algodão de qualidade duvidosa, com trama de fios bem aberta vendidas em quase todas as lojinhas de artesanato local.
Dois pequenos quadradinhos de tecido estampando as tradições nordestinas de Lampião & Maria Bonita e o Carro de Boi. Custo das duas 5,00 reais. Oficialmente custavam 3,00 cada unidade, mas para facilitar o troco, o valor foi reduzido e assim, cada uma custou 2,50 reais, equivalente a pouco mais de 1 dólar.
Desde o momento que foram escolhidas,  a intenção era transformá-las em quadrinhos simples e que ganhariam espaço numa das paredes por aqui.
Então, hora de escolher a moldura. Quem acompanha o blog, sabe que ousamos neste quesito, já achamos moldura que imita zíper, moldura vermelha, amarelo vibrante, inclusive já passamos pela clássica moldura branca. O tom de tecido bege não era bem bege, nem caramelo, menos ainda marfim ou branco, um tom 'sujo' o descreveria com perfeição. A impressão preta.
Qual moldura? Toda preta, sem erro nem ousadia? Não! 
Depois de uns bons minutos de olha daqui, testa dali, separa uma, descarta outra... Optamos  por uma  que imita madeira, com veios escuros. 
Confissão: Não sabíamos se iria prestar tal escolha. 
E agora, pastpatour bege ou preto? Com ele ou sem? Ai que difícil! Optamos pelo preto, mesmo temendo que a imagem ficasse 'carregada' demais.  
Ok. Pastpatour preto, moldura escolhida e ne-nhu-ma certeza do resultado. Ontem buscamos os quadros e o resultado causou surpresa.  

 Reparem na foto abaixo a trama aberta do tecido

A moldura em detalhes... Tons de madeira com veios escuros.
O toque que fez toda diferença e deu harmonia ao quadro foi a borda interna do pastpatour e da moldura em tom bege. E a certeza de que a simples serigrafia virou ouro!
A segunda serigrafia tem falha de impressão na árvore e na palavra Recife... E daí, isso só demonstra o trabalho artesanal e confere ainda mais valor ao nosso quadrinho.

 Orgulho das culturas deste país chamado Brasil!
E assim, aqueles simples paninhos serigrafados, que custaram 1 dólar e poucos cents, se transformaram em arte, numa perfeita harmonia de pastpatour + moldura. Simplesmente a-do-ra-mos o resultado, o mais perfeito Toque de Midas e a arte Pernambucana agora, adorna uma parede aqui da casinha eternizando os lindos momentos da viagem recém feita. 
Custo total (serigrafias + serviço de molduras) = 59,00 reais.
E, estes quadrinhos são nossos, não vendemos, não emprestamos e não doamos.  ;)