25 maio 2013

25 / Maio > Dia da Costureira(o)

Há algumas divergências com relação a data, mas a maior parte da literatura atribui o dia 25 de maio como o dia da costureira(o). Estudos não registram ao certo a data em que esta tarefa começou a ser executada, relatos afirmam que as primeiras agulhas, feitas de osso ou marfim, foram moldadas há mais de 30 mil anos. A tecelagem, é um pouco mais nova, há 5 mil anos atrás as pessoas já trançavam e enredavam fios, feitos com a pelagem animal.
Na Idade Média as roupas produzidas por costureiros passou a ser adornada com pedras preciosas, atribuindo valor financeiro e artístico as vestimentas. O ofício de costureiro, era algo especializado, pouco difundida e geralmente passada de geração para geração, de mestres para os aprendizes, geralmente filhos, ou alguém próximo a família que detinha o conhecimento.
A costura só foi padronizada e produzida em série na época da Revolução Industrial. E de lá para cá teve épocas de maior e menor valorização. Até meados dos anos 60, as meninas eram iniciadas neste aprendizado, depois perdeu valor, enquanto o feminismo ganhou as ruas, tornando as mulheres mais independentes e menos interessadas em manter os hábitos da vovó.
Hoje, o interesse está sendo retomado, há um grande números de mulheres jovens, financeiramente independentes, formadas em outras profissões que querem saber a arte da costura. Seja pela curiosidade em retomar um hábito da vovó, para customizar as próprias roupas, como hobby ou como uma fonte extra de renda. Independente do motivo, só quem costura, sabe o prazer de criar uma peça, de reinventar outra, de descobrir os segredos que unem fios e tramas!
E são estes os motivos, que nos fazem ter tanto prazer e realização com o nosso trabalho, com as nossas costuras e com as artes que nascem aqui no Atelier Caseiro.

4 comentários:

Jaque disse...

E um viva às costureiras!!!! E também às máquinas de costura que são como o braço direito e muitas vezes o esquerdo também.

Bjs

Unknown disse...

Ana, Parabéns para todas nós! bjs e boa semana!

♥ Nia disse...

3 Vivas ao Atelier Caseiro e à sua maravilhosa costureira :D

Unknown disse...

Olha! Nem sabia disso!

:)