19 fevereiro 2015

[LIVRO] "Balzac e a Costureirinha chinesa"

 
Quem acompanha o blog, sabe que gosto de ler e quando a temática do livro versa sobre costura, comento por aqui. A sugestão deste livro veio num comentário, quando escrevi sobre A Costureira.
Na época, não fui atrás e por algum tempo o livro habitou meu carrinho numa livraria on line, até que me rendi a curiosidade e comprei. 
 
"Balzac e a Costureirinha Chinesa é uma crônica da vida na China durante a revolução de 68. Um romance sobre a felicidade da descoberta da literatura, a liberdade adquirida através dos livros e a fome insaciável pela leitura, numa época em que as universidades foram fechadas e os jovens intelectuais mandados ao campo para serem 'reeducados por camponeses pobres'.
Um dia porém, os jovens descobrem uma mala repleta de livros que haviam sido banidos pela Revolução Cultural e através deles, percebem que a vida pertence a algo muito maior".
 
Se gostei do livro?
Sim. Eu não morri de amores, no início apesar de despertar alguma curiosidade, a leitura correu morna e não  gerou grande expectativa. Aos poucos, conforme foram narrados detalhes do contexto o livro acabou me amarrando como leitora, me fazendo devorar páginas, curiosa pelo final. 
 
Para quem curte livros: o cheiro, o tatear e folhear as páginas, Balzac e a Costureirinha é sim, um livro envolvente. Por vezes,  me imaginei sem acesso aos livros e fiquei inquieta, a sensação da ausência de leitura me perturbou. 
 
Recomendo? Sim.
A leitura é rápida e agradável. O livro é pequeno e dá para concluir com tranquilidade em um final de semana com algumas horas dedicadas a leitura. Como qualquer livro brasileiro, poderia ser mais em conta, mas gastei menos do que 40 dinheiros e um livro sempre vale meu dinheiro.
Se interessou? Se quiser compartilhar a impressão do livro depois da leitura, eu vou gostar de saber.
:) 
 
Os detalhes da publicação seguem abaixo:
[Fonte Livraria Cultura]
  • Origem:  NACIONAL
  • Editora:  ALFAGUARA BRASIL  
  • Ano:  2007 
  • País de Produção: BRASIL
  • Código de Barras:  9788560281251 
  • ISBN:  8560281258  
  • Nº de Páginas:  168 

2 comentários:

♥ Rafa disse...

Me interesso bastante sobre a cultura chinesa e achei a sinopse bem interessante !
Leia Memórias de uma gueixa se tiver a oportunidade, é ótimo :)
Eu já li um livro (Fahrenheit 451), onde o mundo é um lugar onde os livros são proibidos, e inclusive incinerados se encontrados em alguma casa. O mais curioso é que quem faz o trabalho de "queimar" os livros são os bombeiros.

Adorei a resenha ! Beijão :*

♥ Rafa disse...

Adicionado nos "desejados" do Skoob :P kkkkkkkkkk